Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Itinerários da Política Nacional do Ensino Médio ganham diretrizes nacionais. Entenda:

Itinerários serão organizados por projetos integradores com foco em pesquisa, dados e temas atuais como IA, inovação e tecnologia no mundo do trabalho.

Estudantes do ensino médio participando de projeto integrador.

O ensino médio está passando por uma transformação estrutural significativa no Brasil. Com a implementação dos Parâmetros Nacionais para os Itinerários Formativos de Aprofundamento (PN-IFA), a parte flexível do currículo - aquela escolhida pelos próprios estudantes - deixa de ser um conjunto de disciplinas desconectadas e passa a ter diretrizes claras, coerentes e alinhadas à realidade e aos interesses dos jovens brasileiros.

Essas novas diretrizes impactam diretamente a forma como os estudantes do ensino médio aprendem. Agora, os itinerários deverão ser organizados por meio de projetos integradores, que possibilitem a pesquisa, levantamento de dados e abordem temas atuais como inteligência artificial (IA) na educação, inovação e tecnologia em diferentes contextos, inclusive no mercado de trabalho. Tudo isso estruturado para garantir mais qualidade, equidade educacional e sentido pedagógico na experiência escolar.

Além disso, a resolução corrige um dos principais problemas deixados pela reforma do ensino médio de 2017: a ausência de um alinhamento nacional. Com a falta de parâmetros claros, muitas redes de ensino implementaram os itinerários de forma desigual. Segundo o gerente de Educação Básica do Serviço Social da Indústria (SESI), Leonardo Lapa Pedreira, a mudança era urgente. “Sem diretrizes claras, vimos uma fragmentação que prejudicava os estudantes. Agora temos uma base comum que valoriza a qualidade e promove justiça educacional”, explica.

Estrutura nacional e eixos obrigatórios

A nova resolução do ensino médio estabelece que todos os itinerários formativos estejam relacionados a uma ou mais áreas do conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e sociais aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias). Também foi definido um conjunto de dez competências gerais comuns que orientam os professores e estudantes, desde a aplicação do método científico e resolução de conflitos até a elaboração de projetos com impacto social e uso de tecnologias. Essas competências se estruturam a partir de quatro eixos estruturantes:

  • Método, Conhecimento e Ciência: promove investigação crítica e combate à desinformação.
  • Mediação e Intervenção Sociocultural: incentiva engajamento social e cultural.
  • Inovação e Intervenção Tecnológica: estimula soluções criativas para problemas reais.
  • Mundo do Trabalho e Transformação Social: orienta o projeto de vida dos estudantes com foco no impacto social.

Cada área do conhecimento também ganha objetivos de aprendizagem específicos e habilidades detalhadas. Por exemplo, uma das habilidades a ser desenvolvida pelos estudantes em um itinerário que integra as áreas de Matemática e Ciências humanas é: analisar dados estatísticos em problemas sociais e propor soluções diplomáticas para desafios globais.

As novas diretrizes do PN-IFA se tornam obrigatórias a partir de 2026. Entretanto, mantendo o pioneirismo na implementação do Ensino Médio, a rede SESI adequou-se às regras previstas na legislação de 2024, aplicando os itinerários formativos desde a primeira série. Em 2025, a rede já contará com material didático exclusivo e autoral.

Esses direcionadores do Programa Nacional de Itinerários Formativos de Aprofundamento (PN-IFA), lançados pelo Ministério da Educação. O programa foi construído com base em debates técnicos e colaborações de especialistas e instituições comprometidas com uma educação de qualidade, como o SESI

Por: Giovanna Chmurzynski

Foto: José Paulo Lacerda
Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/itinera...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço