Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mais de 5 milhões de contribuintes tem até hoje para declarar IR

Mais de 5 milhões de contribuintes tem até hoje para declarar IR

SÃO PAULO – A Receita Federal recebeu até as 10h desta quinta-feira (28) um total de 18,805 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011 (ano-base 2010).

Isso significa que mais de 5 milhões de brasileiros ainda precisam entregar o documento, já que a Receita aguarda um total de 24 milhões de declarações.

O problema é que o prazo para prestação de contas termina na sexta-feira (29) e, com a corrida dos contribuintes para a entrega, o sistema pode apresentar demora.

O melhor horário

Em entrevista ao portal InfoMoney, o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, disse que o melhor horário para a entrega é até as 12h e a partir das 18h.

O pior horário, por sua vez, está entre as 15h e 16h, já que grande parte dos escritórios de contabilidade costuma enviar o documento em horário comercial.

Na tarde desta quinta, deve haver uma sobrecarga de envios dos contribuintes “atrasados” e, durante a madrugada, vale lembrar que a Receita interrompe a transmissão para manutenção do sistema.

A Receita alerta para o risco das pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos à página.

O contribuinte que perder o prazo pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido.

Como declarar?

Antes de começar a declarar, é importante reunir todos os documentos necessários, como informes de rendimento recebido da empresa em que trabalha, recibos de despesas a serem deduzidas, documento do banco com dados sobre investimentos e saldo em conta-corrente e outros.

A prestação de contas começa com o contribuinte preenchendo a declaração do IR por meio do PGD (Programa Gerador da Declaração), disponível no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).

Será emitido um recibo de entrega, depois que o envio for concretizado. Caso seja preciso efetuar retificação da declaração, o contribuinte terá que informar o número do recibo de entrega anterior.

O programa pode ser usado tanto por quem utiliza o modelo simplificado quanto por quem opta pelo modelo completo. Quem preferir fazer a declaração pelo programa poderá enviar a sua declaração através da internet ou de disquete.

Pela internet, é preciso salvar a declaração no disquete ou disco rígido do computador e utilizar o sistema Receitanet, também disponível no site da Receita. Para entregar em disquete, é preciso copiar o programa também disponível no site e entregá-lo nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

 

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço