Está sendo construído em Canelas no RS o MUM - Museu da Moda, idealizado pela estilista Milka Wolff.
A idéia é ótima. Com nossos estilistas maravilhosos, e o Brasil sendo visto no Mundo pelo SPFW ,Fashion Rio e Minas Trend , só demonstra que o país tem potencial para continuar e crescer no segmento.
Alguns páises Europeus, menores que o Brasil, possuem o seu próprio Museu da Moda. Apesar de ser um começo , o MUM poderia ser o ínicio de vários Museus Regionais, que atendam a um país grande e rico como o nosso.
E porque não? Porque os empresários do ramo textil e confecção não investem na idéia? Cada região possuem a sua cultura e formas diferentes de criar Moda. O Brasil possui vários Brasis dentro de si mesmo.
Os eventos de Moda regionais poderiam lançar novos estilistas. Poderiam promover venda e turismo e mostrar o lado brasileiro do ramo que vai além da região Sul e Sudeste. As parcerias com Universidades do Ramo Textil e Moda poderiam manter ativos estes Museus com eventos e desfiles de lançamento dos novos estilistas.
Os lojistas poderiam atuar nestes eventos como uma grande feira de negócios, em todo o Brasil, se expandindo pelo Mundo , o que geraria empregos e enriqueceria a cultura brasileira da História da Moda.
Poderiamos utilizar estes espaços regionais para recebermos acervos históricos do mundo, dando acesso aos profissionais de moda a conhecimentos de difícil acesso no exterior.
Dentro desses espaços podem ser ministrados cursos técnicos profissionalizantes, com a parceria do comércio, da indústria e do governo para que se estimule o gosto artístico , cultural e profissional por um segmento que possuem grande deficiência de mão de obra.
E a troca deste incentivo seriam as reduções de impostos, do ramo, que compromete a receita dos empresários do ramo, impedindo o crescimento do setor.
O Brasil tem um potencial e o segmento Moda é um dos que mais emprega no mundo e estamos perdendo espaço para a China e outros países porque precisamos de pessoas que enxerguem este potencial e tenham força para colocá-los em prática em cada região.
Este post não tem nenhum valor político ou promocional, e sim a opinião de uma profissional do ramo que busca possibilidades de crescimento de um setor que se vê cada vez mais em dificuldades por falta de planejamento, organização e união .
Temos que valorizar a nossa cultura e ter orgulho deste país que se abre para nós e nos mostra oportunidades.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI