Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 

Está sendo construído em Canelas no RS  o MUM - Museu da Moda, idealizado pela estilista Milka Wolff. 

A idéia é ótima. Com nossos estilistas maravilhosos, e o Brasil sendo visto no Mundo pelo SPFW ,Fashion Rio e Minas Trend ,  só demonstra que o país tem potencial para continuar  e crescer no segmento.

Alguns páises Europeus, menores que o Brasil, possuem o seu próprio Museu da Moda. Apesar de ser um começo , o MUM poderia ser o ínicio de vários Museus Regionais, que atendam a um país grande e rico como o nosso.

E porque não? Porque os empresários do ramo textil e confecção não investem na idéia?  Cada região possuem a sua cultura e formas diferentes de criar Moda. O Brasil possui vários Brasis dentro de si mesmo. 

Os eventos de Moda regionais  poderiam lançar novos estilistas. Poderiam promover venda e turismo e mostrar o  lado  brasileiro do ramo que vai além da região Sul e Sudeste. As parcerias com  Universidades do Ramo Textil e Moda poderiam manter ativos estes Museus com eventos e desfiles de lançamento dos novos estilistas.

Os lojistas poderiam atuar nestes eventos como uma grande feira de negócios, em todo o Brasil, se expandindo pelo Mundo , o que geraria empregos e enriqueceria a cultura brasileira  da História da Moda.

Poderiamos  utilizar estes espaços regionais para recebermos acervos históricos do mundo, dando acesso aos profissionais de moda  a conhecimentos de difícil acesso no exterior.

Dentro desses espaços podem ser ministrados cursos técnicos profissionalizantes, com a parceria do comércio, da indústria e do governo para que se estimule o gosto artístico , cultural e profissional por um segmento que possuem grande deficiência de mão de obra.

E a troca deste incentivo seriam as reduções de impostos, do ramo, que compromete a receita dos empresários do ramo, impedindo o crescimento do setor.

O Brasil tem um potencial e o  segmento Moda  é um dos que mais emprega no mundo  e estamos perdendo espaço para a China e outros países porque precisamos de pessoas que enxerguem este potencial e tenham força para colocá-los em prática em cada região.

Este post não tem nenhum  valor político ou  promocional, e sim a opinião de uma profissional do ramo que busca possibilidades de crescimento de um setor que se vê  cada vez mais em dificuldades por falta de planejamento, organização e união .

Temos que valorizar a nossa cultura  e ter orgulho deste país que se abre para nós e nos mostra oportunidades.

 


Postado: Por Kris Melo 

 

Milka%201.pdf

Milka%202.pdf

Exibições: 146

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Ricardo Faria em 19 julho 2011 às 20:42
que maravilha de noticia

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço