Fonte: |clicrbs.com.br|
Brusque, berço da fiação e centro de venda de malhas, é a referência no setor têxtil
Há 120 anos, um grupo de colonos poloneses instalou a primeira tecelagem em Brusque. Nos anos 80, já consolidada como um dos principais polos da indústria têxtil em Santa Catarina, o comércio varejista de malhas passou a ser conhecido nacionalmente e a atrair milhares de pessoas.
Com essa tradição, Brusque tornou-se a primeira premiada na estreante categoria cidade têxtil do Top of Mind. “Essa associação acontece pela força da cidade, que é o berço da fiação em Santa Catarina. Isso está impregnado nas pessoas. Mas também é por causa do incentivo que se dá para esse setor da economia, através de incentivos, por exemplo”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Jorge Ramos.
As maiores atrações turísticas da cidade ainda são a rodovia Antônio Heil, que faz a ligação entre Itajaí e Brusque, e a rua Azambuja, onde domina o comécio de confecções, produtos de cama, mesa, banho, malhas e tecidos. No verão, turistas frequentemente trocam as praias de Balneário Camboriú e região pelos centros de compras. Só o maior deles – a FIP– recebe mensalmente 700 ônibus.
“Os turistas vem justamente por conta da produção têxtil. E queremos que venham cada vez mais”, afirma Ramos.
Para atrair este público há duas estratégias: divulgação por parte dos varejistas e a realização de eventos,
como a primeira edição do Festival de Inverno começou no dia 8 de julho e contou com apresentações de música, teatro, poesia e dança.
Além de integrar as comunidades, o objetivo é marcar mais uma data no calendário de festas do Estado – sempre pensando no visitante que faz compras.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI