Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

"Papa do valuation" comprou Vale e Petrobras (e se diz confortável)

Por: InfoMoney    

(SÃO PAULO) – O professor indiano Aswath Damodaran, da Stern School of Business, é considerado um dos maiores especialistas do mundo em avaliação do preço de ações e empresas – “valuation”, em inglês. Seus métodos são ensinados nas principais escolas de finanças do planeta e seus livros se tornaram best-sellers. Em entrevista ao InfoMoney, Damodaran afirmou que o principal erro de quem investe em ações é tentar imitar lendas como Warren Buffett ou Peter Lynch. “Para ser bem-sucedido como investidor, você não apenas tem que pensar como você mesmo como também precisa encontrar a filosofia de investimento que melhor combina com sua personalidade. Não tente ser outra pessoa. Seja e pense como você mesmo”, afirmou. O professor estará no Brasil no próximo dia 27 para um seminário promovido pela HSM com inscrições abertas. Leia a seguir os principais trechos da entrevista exclusiva:

InfoMoney – Qual é seu método pessoal de investimentos?

Damodaran – Sou um investidor que acredita em valor. Não quer dizer que eu seja um “value investor” [aquele que segue os métodos de Benjamin Graham ou Warren Buffett], já que eles tendem a investir em companhias maduras, com elevados fluxos de caixa. Eu investirei em qualquer empresa (madura, em crise, startup) se sentir que posso comprar as ações por um preço inferior ao que estimo como justo.

InfoMoney – Como o sr. escolhe em quais países e empresas vai investir?

Damodaran – Ao investir em economias desenvolvidas, não me interessa o país em que a empresa tem sede. Companhias como a Coca-Cola, a Siemens ou a Nestlé são multinacionais e não me importa onde foram criadas. Para países emergentes, eu geralmente espero por uma crise ou pelo derretimento do mercado – e sempre há uma crise antes de uma eleição ou depois de um choque econômico. Eu compro as ações de empresas mais bem geridas que consigo achar, com a governança corporativa mais limpa possível, por preços que espero que sejam barganhas.

InfoMoney – Por quanto tempo o sr. costuma investir em uma companhia?

Damodaran – Quando invisto em companhias novas e orientadas a crescimento, meu horizonte é de um a dois anos. Em companhias maduras, costumo esperar cinco a dez anos. Sou um investidor de longo prazo.

InfoMoney – Quais são os erros mais comuns cometidos pelas pessoas quando investem em Bolsa? Como evitá-los?

Damodaran – As pessoas tentam imitar outros grandes investidores. Elas tentam ser como Warren Buffett ou Peter Lynch. Para ser bem-sucedido como investidor, você não apenas tem que pensar como você mesmo como também precisa encontrar a filosofia de investimento que melhor combina com sua personalidade. Não tente ser outra pessoa. Seja e pense como você mesmo.

InfoMoney – Em que empresas e países o sr. mais investe neste momento?

Damodaran – Sou um investidor global. Tenho ações na maioria dos mercados mundiais, com exceção de China e Rússia.

InfoMoney – O sr. já disse que comprou ações da Vale e da Petrobras em 2013. Está decepcionado com esses investimentos [que despencaram nos últimos meses]?

Damodaran – Não. Nunca me arrependo de um investimento que fiz mesmo quando perco dinheiro. Eu tento aprender com os erros e vou em frente. Estou confortável em ter Vale e Petrobras em meu portfólio e acredito que os preços dos recursos naturais vão se recuperar – levando junto o valor das ações dessas empresas.

InfoMoney – A Bovespa teve um desempenho inferior ao CDI [principal parâmetro para investimentos em renda fixa no país] em todos os últimos quatro anos. O começo de 2014 também foi ruim. O que justifica um período tão longo de resultados decepcionantes?

Damodaran – Parte disso foi uma correção após um período longo de retornos excelentes. Não dá para ter bolo o tempo todo. Às vezes você terá que se contentar com as migalhas.

InfoMoney – Como o sr. vê o ambiente econômico no Brasil para investidores? É hora de os brasileiros investirem fora do país?

Damodaran – O ambiente brasileiro atual é volátil e incerto, mas quando não foi assim? Acho que todos os investidores deveriam investir fora do mercado local, não importa onde eles estejam. Dou esse mesmo conselho a investidores americanos.

InfoMoney – Quais as principais diferenças entre investir na Bolsa brasileira ou nas americanas?

Damodaran – Fico mais preocupado com a governança corporativa no Brasil do que nos EUA, mas as diferenças estão se tornando menores. Tenho preocupações com os mesmos fundamentos nos dois mercados.

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço