No Brasil, implantação da tecnologia é realidade para 24% das empresas, 7 pontos acima da média global.
Embora apenas 17% dos decisores do mundo tenham implementado totalmente seus planos de IA, nove em 10 afirmam que estão descobrindo casos de utilização inesperados em fases de prototipagem, lançamento ou escalonamento da implementação da tecnologia. Um estudo da Honeywell divulgado essa semana mostra também que os líderes estão entusiasmados com as aplicações industriais, com 94% deles planejando expandir a utilização.
O estudo global – chamado Industrial AI Insights – busca medir a temperatura da adoção da inteligência artificial na indústria em 12 mercados, incluindo o Brasil. A Honeywell contratou a Wakefield Research para pesquisar líderes de IA em todo o mundo por meio de pesquisa online entre 22 de abril e 2 de maio de 2024. Foram coletadas respostas de 1.600 executivos que trabalham em empresas com pelo menos 1 mil funcionários e que usam IA para automatizar processos e tarefas.
“Não há dúvida de que a IA está num momento especial”, diz em comunicado Kevin Dehoff, Chief Strategy Officer da Honeywell. “Com o advento da IA generativa e de mais fontes de dados de análises avançadas, a IA Industrial está preparada para crescer exponencialmente e as possibilidades são infinitas para o crescimento da receita e a satisfação dos funcionários.”
No Brasil, a implantação total da tecnologia já é realidade para 24% das empresas entrevistadas, 7 pontos percentuais acima da média global. Para José Fernandes, presidente e CEO da Honeywell para a América Latina, as empresas ganham com a adoção da IA, especialmente em automação industrial.
Quando questionados sobre o que pensam sobre o impacto da IA no local de trabalho, quase dois terços (64%) dos entrevistados citaram ganhos de eficiência e produtividade entre os principais benefícios. No Brasil, esse número chega a 67%.
Sessenta por cento afirmam que a melhoria da segurança cibernética e da detecção de ameaças resulta da IA e 59% relatam uma melhor tomada de decisões devido à geração de dados em tempo real. Também foram apontados maior flexibilidade de trabalho (49% global, 54% Brasil), maior satisfação no trabalho (45% global, 46% Brasil) e ais tempo para desenvolvimento de habilidades e pensamento criativo (44% global, 53% no Brasil).
No Brasil, dois terços (66%) dos entrevistados pretendem expandir a IA para novo usos, e 81% esperam pagar mais para atrair engenheiros de IA.
Embora o entusiasmo pela IA seja perceptível, ainda existem desafios para a plena adoção. Mais de um terço dos entrevistados (37%) sentem que executivos de alto nível ainda não compreendem totalmente como a tecnologia funciona e quase metade (48%) afirma que têm de justificar continuamente ou solicitar recursos para implementá-la.
https://itforum.com.br/noticias/pesquisa-entusiasmo-ia-industrias/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI