Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pesquisador lança livro sobre vida social e econômica de Barbacena e região | http://www.barbacenaonline.com.br/ |

O pesquisador e professor Silvério Ribeiro se dedica, desde 1999, à pesquisa sobre a evolução econômica e social de Barbacena e região. O primeiro volume, História Econômica do Município de Barbacena, relata a biografia do fundador da primeira fábrica de tecidos aqui instalada, os detalhes técnicos e construtivos da primeira usina hidroelétrica, a inauguração da estação sericícola, a construção da ferrovia, a instalação da primeira rede de telefones e a chegada do primeiro automóvel.

Com previsão de lançamento para novembro, pela Gráfica e Editora Cidade de Barbacena, o livro traz ainda um rico acervo fotográfico inédito da época, recortes de jornais, propagandas de casas comerciais e industriais e relatos históricos que o pesquisador conseguiu através de entrevistas realizadas com familiares dos empreendedores retratados no trabalho.

O autor prevê ainda mais dois volumes. O segundo já está em fase de redação e retrata os anos de 1930 até a revolução de 1964 e o terceiro volume, já tem dados históricos e está em fase de pesquisa, vai traçar os caminhos sociais e econômicos de 1964 até a atualidade.

O trabalho também envolve outros municípios em torno da cidade de Barbacena, como as cidades de Antônio Carlos, Alfredo Vasconcelos, Carandaí, Bias Fortes, Conselheiro Lafaiete e Santos Dumont.

Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Luiz Barbosa. em 11 junho 2009 às 19:05
BASTANTE INTERESSANTE E AGUARDAREMOS LANÇAMENTO !

BARBOSA.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço