Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Poesia em chita é a proposta da exposição Zenilda Lua, Réginal Poeta e a filha Brisa

Fonte:|vnews.com.br|


Exposição em família reúne os relatos e impressões dos artistas, que tem o dom de brincar com as palavras
Você vai conhecer agora uma história diferente, contada em fotos e em panos de chita. Esse enredo amoroso começou a ser escrito no interior da Paraíba, terra dos poetas Zenilda e Reginaldo, e acabou aqui, no Vale do Paraíba, em uma exposição montada em São José dos Campos.

Todo mundo está acostumado a ver poesias impressas em papel. Mas esta poetisa, de São José dos Campos, inovou e passou a imprimir os trabalhos em pano. E tudo veio de um sonho. “Eu sonhei de fato que eu estava entrando em uma casa de cultura e tinha uma exposição com panos enormes de chita. E ao chegar perto desta chita, eram poemas meus. E eu fiquei apaixonada e falei para o Reginaldo, vamos fazer esse projeto pra já, vamos por poemas na chita. E assim fizemos”, conta a poetisa Zenilda Lua.

A brincadeira com as cores chama a atenção. O contraste é proposital, cada palavra tem um significado. Assim como a escolha da estampa para abrigar as histórias de Zenilda Lua. “É uma emoção muito forte mesmo, porque a questão das pessoas estarem olhando o sonho ser transportado e realizado. E os amigos estarem inseridos e participando de alguma forma, é muito feliz”.

Só que a exposição não é só da Zenilda. isso mesmo, Réginaldo, marido e poeta, está ao lado. São trabalhos de uma vida, e aqui, a poesia tem uma aliada. Assim como o casal, inseparáveis, os textos e as fotografias estão juntos. Um complementando o outro, o curioso é que muitas das fotos foram tiradas por uma criança. É a filha do casal, que tem apenas doze anos. E é aí que o artista vira fã. O pai não esconde o orgulho que tem da menina. “A Brisa ela tem esse olhar mais aguçado, tem um cuidado com lugares abstratos e acaba trazendo isso dentro dela, essa área da fotografia”.

A poesia está presente na vida tanto do Réginaldo como na da Zenilda há mais de trinta anos. A exposição em família reúne os relatos e impressões desses artistas, que tem o dom de brincar com as palavras.

“Foto poesia e poesia em chita”. Esse é o nome da exposição, duas maneiras diferentes de ver o mundo. O mundo das palavras. O mundo da literatura. “A gente acaba tirando dúvidas um com o outro e acaba reforçando esse laço familiar, gosto muito”, diz Reginaldo.

A exposição dos poemas de Zenilda Lua, Réginal Poeta e a filha Brisa fica no espaço Chico Triste até o dia 30 deste mês. Ele fica na rua Milton Cruz, sem número, em frente à 5ª delegacia de polícia, na Vila Tesouro.

Exibições: 224

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço