Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Porque Pessoas Honestas Pagam Mais Impostos

O mundo acadêmico está discutindo e escrevendo vários papers sobre como os ricos pagam menos impostos do que pobres. Esquecendo que obviamente quem poupa 90% do que ganha, tipoWarren Buffett, acaba postergando 90% dos impostos sobre consumo, que pobre tem de pagar no ato.

Prefiro discutir outra injustiça social - porque pessoas honestas como você pagam mais impostos do que a média.

Quando se fala que a carga tributária no Brasil é de 37% do PIB, ou do bolso médio do contribuinte, esquecem de dizer o mais importante: Pessoas honestas pagam 42%, e o mercado informal, o crime organizado, etc que segundo alguns comandam de 10% a 30% do PIB, pagam ZERO ou praticamente ZERO.

Tem mais:

Os juros são altos no varejo, muitas vezes maior do que a Selic do Banco Central, porque pessoas honestas pagam os juros dos caloteiros. Pagam também o IOF do caloteiros e uma série de impostos embutidos nos juros. A eletricidade no Brasil é cara porque contém 35% ou mais de impostos, e os honestos é que pagam. 

Os gatunos que criam gatos sem pagar, ficam de fora.

Os corruptos pagam zero de impostos, e os partidos políticos pagam zero de imposto sobre as suas contribuições de campanha. Isto faz uma diferença. Karl Marx previu que o Capitalismo seria cada vez mais concentrado, e um dia teria um punhado de capitalistas, facilmente destituíveis.

O que ele não previu é que a renda seria cada vez mais concentrada pelo Estado, que hoje controla praticamente 60% da economia brasileira, e impostos pagos por um grupo cada vez menor de pessoas honestas.

Bastará um dia fazermos a Greve da Honestidade, onde os honestos deixariam de pagar impostos, que tudo iria ruir ladeira abaixo.

Fonte: http://blog.kanitz.com.br

Exibições: 108

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço