Receita estima um prejuízo de R$ 30 milhões com mais uma fraude com o IR
SÃO PAULO – A Receita Federal calcula um prejuízo de R$ 30 milhões em fraudes com declarações de Imposto de Renda que estão sendo desmanteladas pelo órgão.
Nesta sexta-feira (29), A Receita, junto com a Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, realizou uma operação, chamada de Risco Calculado, que cumpriu mandados judiciais de busca e apreensão em locais ligados a pessoais suspeitas de liderarem as fraudes.
Investigações
As investigações, iniciadas em 2010, mostram que o esquema consiste em simular despesas com saúde, previdência privada e educação, com o intuito de elevar os valores das restituições ou mesmo para reduzir o valor de imposto a ser pago.
A maior parte dos contribuintes suspeitos de participar das alterações são servidores públicos federais e do Distrito Federal.
Contribuintes punidos
De acordo com a Receita, a suspeita de fraude ocorreu quando o órgão identificou um elevado número de declarações retificadoras enviadas. “Aparentemente, o objetivo dessas retificações seria encontrar a melhor maneira de informar as despesas dedutíveis, de modo a evitar que as declarações fossem retidas na malha fina”, acredita a Receita.
O órgão informa que os contribuintes que se beneficiaram com as irregularidades serão punidos. “Se os dados não forem confirmados, além do imposto devido, poderá ser cobrada multa de até 150%. Esses contribuintes estarão sujeitos ainda às sanções penais previstas para os crimes contra a ordem tributária”, alerta o órgão
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI