A moda está se tornando um elo , juntando as profissões , como arte, arquitetura e marketing.
Por ser um dos maiores segmentos que empregam no mundo, a Moda abre espaço para a atuação de vários profissionais que possam atender a necessidade de mercado e criação em suas trocas de coleção, que precisam ser rápidas devido a sazonalidade .
A Moda é muito mais que roupa. Grifes como Armani, Calvin Klein e Versace, vendem muito mais que roupa, vendem conceitos, vendem sonhos, vendem idéias e relacionamentos. Na Argentina por exemplo é utilizado o meio artístico e musical para curadoria de suas lojas.
Um designer de Moda entende do processo criativo e de toda a gestão produtiva e de negócios da Moda, e entende a necessidade de envolvimento de profissionais de outras áreas, como Arquitetura , Marketing e Arte para tornar o produto cada vez mais atraente e vendável. Um designer não é apenas um estilista e sim um gestor de negócios do setor.
Algumas empresas de decoração convidam designer de moda para criar e desenvolver produtos , porque os mesmos conhecem os processos de criação e possuem noções de gestão comercial e administrativa, porque não basta um produto ser bonito, atrativo, ele precisa ser vendável.
Muitos designers e estilitas de moda se inspiravam nas criações da Casa Bauhaus ( escola de artes plásticas, design e arquitetura da Alemanha 1919-1933), para criação de produtos. Portanto existe uma inegável ligação entre moda e arquitetura.
Desfile do Giorgio Armani, inspiração Bauhaus.
A Art Decó surgiu entre 1909 e 1939 e se tornou influenciadora da Moda, decoração , arquitetura e cinema, caracterizada pelas formas geométricas. A moda acompanhou toda esta evolução histórica , trazendo para a confecção a influência desta época .
Hoje a moda atua com imagens , mostrando o glamour das passarelas e eventos, mas é algo muito maior . O trabalho da venda do produto, da imagem pelos profissionais de publicidade e marketing é grande, mas o processo de criação anterior não pode ser menosprezado, porque exige criação, estudos e muito trabalho. Para que um produto esteja na loja em tempo hábil exige uma grande equipe de profissionais, tornado um dos segmentos que mais cresce e emprega no Mundo.
Uma das importantes profissões da Moda é de Visual Merchandising que atua junto ao produto, ao ambiente de venda deste produto, que precisa estar bem localizado, ser funcional, com decoração própria e com espaço de circulação que atenda as necessidades do cliente. A Vitrine de moda é uma criação de arquitetura e marketing de moda , onde o vitrinista cria um projeto em um espaço mínimo onde o produto é exposto a fim de atrair e despertar o desejo do consumidor para uma possível compra.
A moda abrange muitas áreas e possui muitos segmentos e merece o respeito devido de todos os profissionais que atuam de forma direta ou indireta não somente do setor têxtil e de confecção, mas de todos os profissionais, porque a Moda é história e a história faz parte da humanidade, ou seja...faz parte de mim, de você , de todos.
Por Kris Melo
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI