Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sinditec leva preocupações do setor têxtil a Brasília

Representando a Comissão de Assuntos para a Competitividade Industrial do SINDITEC, Fábio Beretta Rossi, presidente, Dilézio Ciamarro, vice-presidente e Leonardo José de Sant´Ana, 1º Tesoureiro, estiveram no dia 19/09, em Brasília-DF, em audiência com o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Dr. Alessandro Teixeira, que os recebeu em seu Gabinete, no MDIC. Participou da reunião, também, o Deputado Federal José Mentor, que intermediou a audiência.

No encontro foram tratados diversos temas que afetam o atual contexto da indústria têxtil da região. Dentre eles, a integração do setor de beneficiamento de fios e tecidos da cadeia produtiva têxtil ao Cartão BNDES, por ser importante instrumento de financiamento das tinturarias para as tecelagens, também a inclusão dos prestadores de serviços, como o beneficiamento, na desoneração da folha de pagamento, que até o presente momento não está claro se está contemplada ou não a desoneração.

Por outro lado, os empresários externaram as constantes preocupações do setor com o volume excessivo de tecidos e confeccionados vindos dos países asiáticos que entram no Brasil, atualmente, que dentre outros problemas de mercado, desrespeitam normas ecológicas e sanitárias vigentes em nosso país e que as indústrias nacionais estão obrigadas a seguir.

Foi ainda abordada a possibilidade de isenção completa de tributos na importação de máquinas têxteis, sem similares nacionais, sendo permitido financiamento pelo BNDES

Por indicação do Dr. Teixeira, o SINDITEC deverá procurar o INMETRO e a ANVISA para apresentar as questões. Ele entende que a discussão da possibilidade de isenção, embora afeita ao Ministério da Fazenda, passa por um entendimento prévio com a ABIMAQ (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas).

O Deputado José Mentor, que deverá, nos próximos dias, interceder junto aos órgãos governamentais, acima citados, para agendamento, entendeu que a audiência foi extremamente positiva, visto que houve uma clareza tanto nas propostas dos representantes do setor têxtil da Região quanto nos encaminhamentos sugeridos pelo Secretário.

Por sua vez, também, os empresários saíram animados com a postura do Ministro em exercício, que demonstrou estar familiarizado com os problemas que afetam o setor e demonstrou disposição em lutar por medidas que dêem maior proteção e segurança à indústria têxtil nacional.

Este, ainda, prometeu interceder, pessoalmente, junto a estas instâncias governamentais, além de preparar ações que estejam dentro de sua alçada, baseadas nos pleitos do SINDITEC.

FONTE: SINDITEC

Exibições: 184

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço