Quase meio trilhão de reais. Foi esse o valor que foi sonegado em impostos no Brasil apenas em 2015. A estimativa feita pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) é que R$ 420 bilhões foram sonegados até agora neste ano.
Para alertar a população sobre a sonegação, o Sinprofaz resolveu instalar em plena avenida Paulista, no coração de São Paulo, um painel que será chamado de Sonegômetro. Ele terá função parecida com o Impostômetro, que fica no centro da cidade.
A estimativa feita pelo Sinprofaz é a sonegação do impostos no Brasil cresce anualmente. Em 2014, por exemplo, o valor estimado foi de R$ 501 bilhões, valor que deverá ser ultrapassado com certa tranquilidade em 2015, de acordo com o Sindicato.
A divulgação dos valores estimados veio acompanhada de uma avaliação do Sindicato. Segunda esta, um maior esforço para combater a sonegação de impostos ajudaria a resolver questões como o impasse fiscal vivido no Brasil.
O Sindicato afirma, por exemplo, que com o valor sonegado somente em 2015, o governo poderia ter mais de 13 vezes do que pretende arrecadar com a volta da CPMF. Também seria possível pagar várias vezes o custo das “pedaladas fiscais” do ano passado.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI