Fonte:|180graus.brasilportais.com.br|
Depois da produção de jóias com Opala, a produção de tecelagem é mais movimenta Pedro II. Por conta da produção com Opala e tecelagem, Pedro II conseguiu 4 premiações no concurso nacional TOP 100 desenvolvido pelo Sebrae.
O Prêmio TOP 100 de Artesanato é uma ação que valoriza o que o Brasil tem de melhor. O TOP 100 tem como objetivo identificar e selecionar as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil, avaliando seus processos de trabalho. Na última edição, o Piauí foi premiado por meio de nove unidades produtivas selecionadas, ganhando exposição e maior promoção comercial. Uma dessas unidades foi a Associação dos Artesãos de Pedro II, que já foi premiada pela segunda vez – a unidade ganhou o prêmio em 2006 e 2009.
Segundo Elzirene Nascimento, uma das coordenadoras da associação que conta com 30 mulheres, a produção de tecelagem em Pedro II tem origem de padres e feiras que vieram do Ceará para o Piauí, com a chegada desses religiosos a cultura se espalhou por Pedro II e já tem mais 100 anos.
A associação trouxe muitas oportunidades que a associação poder participar de feiras promovidas pelo Sebrae. Hoje são produzidas 700 peças por mês, e com a proximidade de feiras como o Piauí Sampa e Festival de Inverno de Pedro II, a demanda aumenta e no mesmo ritmo a produção. Durante esse período cerca 500 peças são vendidas.
Na associação, a peça de tecelagem mais cara custa R$ 530,00 sendo essa peça uma rede tapuirana. Entre os itens mais vendidos estão os jogos americanos que tem preço variados e redes tapuirana borboleta.
REPÓRTER: Katylenin França – Direto de Pedro II
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI