Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|explorarea.wordpress.com|

GORE-TEX® é o nome comercial de alguns produtos desenvolvidos pela W.L. Gore para uso em indústria de confecção. Inicialmente o termo era o sinônimo de uma tecnologia de tecidos laminados com um filme microporoso, o que conferia ao produto a qualidade de ser impermeável à água líquida ao mesmo tempo em que permitia a livre passagem de moléculas de água na forma de vapor. Em outras palavras as roupas com a etiqueta GORE-TEX® tinha a garantia de serem impermeáveis ao mesmo tempo que permitia a saída da umidade interna em forma de vapor.

Desde a sua criação os produtos vem evoluindo, e hoje a etiqueta GORE-TEX® significa não apenas garantia de impermeabilidade e da transpirabilidade do tecido, mas uma gama de produtos destinados a diferentes condições e atesta um padrão de qualidade consagrada nos ambientes mais hostis do mundo como nas escaladas de grandes montanhas e exploração de regiões polares.

Tecido à prova d’água e transpirável: GORE-TEX® Pro Shell, GORE-TEX® Performance Shell e GORE-TEX® Paclite Shell.

GORE-TEX® Pro Shell: É a versão mais resistente e transpirável dos tecidos impermeáveis da Gore, destinado para uso prolongado em condições extremas. As roupas dessa categoria foram concebidas para atenderem as necessidades dos profissionais e entusiastas ferrenhos que atuam em condições extremas e conta com a mais avançada tecnologia. As roupas para poderem ter essa etiqueta tem que passar por testes rigorosos em transpirabilidade, e apresentar um padrão de resistência por peso e durabilidade por peso nos padrões mais exigentes. Podem ser em versões 2L e 3L, sendo que 3L possui uma finalização interna em um tecido micro telado, que diminui a abrasão interna, melhora a capacidade do tecido deslizar sobre outra roupa que esteja sendo vestida por baixo, facilita a transpirabilidade e melhora o acabamento.

Prova d’água: Resiste uma pressão superior a 40 PSI.

Transpirabilidade (método Hohenstien): Abaixo de 6 Ret [típico é 4]

Totalmente a prova de vento.

GORE-TEX® Performance Shell: Desenvolvido para prover conforto e proteção durável, esse produto é ideal para uma gama bastante ampla de atividades ao ar livre com fins esportivos e recreacionais. Existe uma oferta maior de opções de tecidos por um custo razoável.

Prova d’água: Resiste uma pressão superior a 40 PSI.
Transpirabilidade 2L (método Hohenstien): Abaixo de 10 Ret (típico é 5,5)
transpirabilidade 3L (método Hohenstien): Abaixo de 13 Ret (típico é
Totalmente a prova de vento.

GORE-TEX® Paclite Shell: É a versão mais leve e compactável da família de produtos a prova d’água e transpirável. Muito transpirável é ideal para situações onde o peso e volume são críticos, mas não tem a mesma resistência do Pro Shell.

Prova d’água: Resiste uma pressão superior a 40 PSI.
Transpirabilidade 2L (método Hohenstien): Abaixo de 4,5 Ret (típico é 4)
Transpirabilidade 3L (método Hohenstien): Abaixo de 6 Ret (típico é 3,5 a 4)
Transpirabilidade (método JIS L-1099 B1): Mais de 25.000g de vapor d’água/m²/24 horas.
Totalmente a prova de vento.

Nota 1: Os dados de transpirabilidade aqui apresentados baseiam-se nas roupas da Marmot, que é representada pela noZica.

Nota 2: Transpirabilidade segundo o método Hohenstien
Até 6: Transpirabilidade muito alta, ideal para atividades intensas.
De 6 a 13: Transpirabilidade boa, ideal para atividades moderadas.
De 13 a 20: Medianamente transpirável, desconfortável em atividades intensas.
De 20 a 30: Baixa transpirabilidade, conforto moderado mesmo numa atividade de baixa intensidade.
Acima de 30: Transpirabilidade insatisfatória, impróprio para uso durante qualquer atividade.

GORE-TEX® Softshell: Softshell é um nome genérico para uma gama muito grande de tecidos, que podem ser:

- A prova dágua e transpirável
- Resistente a água, a prova de vento e transpirável
- Totalmente permeável

Essa categoria de tecidos conseguem criar roupas com características específicas para alguns usos além de ter um apelo visual superior aos tradicionais fleeces. Utilizando –se de tecnologia apropriada pode se obter produtos que reduzem a quantidade de peças tradicionalmente necessárias para o Layering System, o que proporciona também maior liberdade de movimento.

GORE-TEX® Confort Mapping Technology: É uma tecnologia com o qual pode se melhorar o conforto nas vestimentas através de um desenvolvimento inteligente das roupas. Se projetarmos o corpo humano num mapa com diferentes zonas climáticas (área de produção de suor, área de evaporação, etc) e quizermos potencializar as funções específicas de cada zona não tem muito sentido empregar uma mesma tecnologia para a roupa inteira. O Confort Mapping Technology combina diferentes tecidos com a tecnologia GORE-TEX para otimizar o manejo de umidade, transpirabilidade, conforto, proteção térmica e o caimento.

Fonte: http://www.nozica.com.br/?_p=29&_c=31&_cnt=8

Exibições: 292

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço