Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tempestade ou furacão? Para Roubini, estamos na "tempestade 'miniperfeita'"

Tempestade ou furacão? Para Roubini, estamos na "tempestade 'miniperfeita'"

 Por InfoMoney

SÃO PAULO - As projeções de outubro do ano passado feitas pelo ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, que disse que o Brasil poderia entrar em uma "tempestade perfeita" (um mix de corte do rating brasileiro, deterioração nas contas públicas e retiradas de estímulos nos EUA), continua ecoando nos mercados. Hoje, não são poucos os economistas que acreditam que o buraco é mais embaixo e que apenas o termo "tempestade" não basta para traduzir o momento de forte instabilidade em que vivemos.

O famoso economista Nouriel Roubini, conhecido como "Dr. Doom" pelas suas projeções bastante pessimistas, é um dos que criou uma variável ao termo, afirmando em entrevista ao portal norte-americano Market Watch que os emergentes estão em uma "tempestade miniperfeita". O economista ressalta que, embora as medidas recentemente anunciadas por alguns emergentes - como a elevação de juros na Turquia, Índia e África do Sul, bem como a intervenção cambial na Rússia - tenham trazido certo alívio aos mercados, isso não é suficiente para conter a saída de investimentos estrangeiros e a consequente alta do dólar.

"Eu vejo - levando em consideração os riscos macroeconômicos, políticos, o crescimento baixo e a inflação em elevação - futuro downside para muitos dos emergentes frágeis", afirmou o economista. Roubini também destacou que os apertos econômicos, como os que ocorreram na Turquia - onde o Banco Central teve a decisão repentina de elevar a taxa de juros "overnight" em cerca de 4 pontos percentuais - e outros países vai frear a desvalorização das divisas ante o dólar, "mas a questão é por quanto tempo eles podem manter as altas taxas de juros, quando o crescimento está diminuindo e as eleições chegando".

Para o economista, a situação do Brasil também é bastante delicada. O país, juntamente com Turquia, África do Sul, Índia e Indonésia, faz parte do "Fragile Five", lista dos 5 emergentes com status econômico - sobretudo cambial - mais preocupante. Em comum, além da sobrevalorização do dólar em relação a suas moedas nacionais, todos esses países também apresentam problemas fiscais, déficits em conta-corrente, crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) reduzido, inflação em elevação e aproximação de período eleitoral, momento que costuma gerar turbulências políticas.

O excesso de confiança no sucesso dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a falta de prudência em estimar os riscos podem ter sido, segundo Dr. Apocalipse - ou Dr. Realidade, como prefere ser chamado - os principais fatores que deram início à crise dos mercados emergentes.

"A lição que você aprende mesmo com a pequena Argentina, que tem um movimento afiado no câmbio em um período em que os dados da China arrefeceram, além do risco político vindo de Turquia, Tailândia, Ucrânia, é que há uma tempestade 'miniperfeita'. De repente, não apenas as moedas dos mercados emergentes, renda fixa ou ações estão sob pressão, mas o contágio já alcançou também os mercados acionários de Europa e Estados Unidos", encerrou o apocalíptico Roubini.

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço