Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

    Todos podem ser heróis

04/03/2014 - 17H03/ ATUALIZADO 17H0303 / POR TIAGO CORDEIRO

 (Foto: Elias Silveira/Editora Globo)

    Quando o paraquedas de Dave Hartsock não abriu durante um salto duplo, o instrutor texano usou seu corpo para proteger Shirley Dygert e absorveu o impacto da queda. Ficou paralisado da cintura para baixo para salvar uma estranha. Foi para investigar esse tipo de comportamento que a jornalista americana Elizabeth Svoboda escreveu WhatMakes a Hero (O que faz um herói, sem tradução), lançado em agosto. “Uma comunidade que não tem heróis está condenada ao fracasso”, afirma ela, que buscou as bases científicas do heroísmo.

Entre os levantamentos mostrados no livro está um estudo do Max Planck Institute, da Alemanha, que revelou que crianças são capazes de projetar em si o risco que outros sofrem. Além disso, realizar atos altruístas movimenta as mesmas áreas ativadas pelo prazer. E contagia: os cientistas sociais James Fowler e Nicholas Christakis mostraram que os efeitos positivos das boas ações podem durar por até quatro horas. “A capacidade de se colocar no lugar do outro ajuda a explicar como os seres humanos se tornaram capazes de viver em ambientes tão diferentes entre si, da floresta amazônica ao Alasca”, afirma por e-mail o psicólogo Rob Boyd, da Arizona StateUniversity.

Mas e o heroísmo? “Ele pode ser ensinado. Todos temos potencial para nos tornarmos heróis, só precisamos praticar”, afirma Svoboda. É este o objetivo de Philip Zimbardo. O psicólogo e professor emérito da Universidade Stanford lançou em 2011 o HeroicImagination Project, para treinar estudantes a ajudar outros em situações como o bullying. “Muitos heróis fazem um grande volume de sacrifícios diários, sem esperar nada em troca, nem mesmo reconhecimento. Ajudar pessoas é o que elas fazem da vida”, diz Svoboda.

       Compartilhado da revista Galileu.

Exibições: 122

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço