Rafael Santos iniciou sua trajetória no curso de Aprendizagem Industrial em Usinagem Mecânica, no SENAI de Contagem (MG), e hoje atua como supervisor de manutenção mecânica na Petrobras..
COMO O SENAI LEVOU RAFAEL DA USINAGEM
Rafael Santos ingressou no curso de Aprendizagem Industrial em Usinagem Mecânica, no SENAI de Contagem, Minas Gerais, e hoje é supervisor de manutenção mecânica na Petrobras
Rafael cresceu vendo seu pai trabalhar com peças de automóveis, uma paixão que ele e o irmão herdaram ainda jovens. O irmão de Rafael foi o primeiro a se interessar pela mecânica e, inspirado pelo pai, procurou o SENAI mais próximo para iniciar o curso de Aprendizagem Industrial em Usinagem Mecânica. Mais tarde, com 16 anos, Rafael seguiu o mesmo caminho, incentivado pelo irmão. Ele só não imaginava que, ao ingressar ao SENAI, sua vida mudaria para sempre.
Hoje, aos 34 anos, recorda seus momentos na instituição e destaca a metodologia, os professores e a estrutura do SENAI como um diferencial que posiciona a instituição como referência em ensino profissional no país.
“Ele [SENAI] já te prepara para o trabalho. Na indústria é assim: a própria disciplina é tudo. O método de ensino, as práticas, a preocupação com a segurança, com as normas [...] eu acho que esse conjunto, além da própria credibilidade do nome SENAI, a gente já associa com preparação profissional”, destaca Rafael.
O SENAI LEVOU RAFAEL PARA LONDRES NA WORLDSKILLS 2011
O então aluno queria deixar sua marca no SENAI. Ele sabia que a instituição poderia levá-lo longe, e foi exatamente o que aconteceu. Em 2011, Rafael participou da WorldSkills, uma competição internacional que reúne jovens talentos de diversos países para demonstrar suas habilidades em profissões técnicas, como eletrônica, marcenaria, mecatrônica e design gráfico.
A seletiva nacional foi realizada no Rio de Janeiro. Rafael ficou em primeiro lugar e garantiu o direito de representar o Brasil na competição internacional, trazendo para casa o 4º lugar na modalidade CNC Turning.
DA WORLDSKILLS PARA
O ENSINO SUPERIOR
Como prêmio pela sua performance na WorldSkills, que na época se chamava Olimpíada do Conhecimento, Rafael e mais dez alunos ganharam uma bolsa de estudos integral para cursar o ensino superior. E adivinhe? O SENAI custeou 100% dos estudos de Rafael, que se formou em Engenharia Mecânica em 2017.
Antes mesmo de concluir o curso no SENAI, Rafael foi contratado como instrutor do próprio curso de Aprendizagem Industrial em Usinagem Mecânica, na escola mesma escola onde estudou. Ele guarda essa experiência com muito carinho, por ter sido sua porta de entrada no mercado de trabalho.
“Sou muito grato por essa iniciação profissional. Quando terminou esse processo de competição, antes de terminar o SENAI, [a escola] já tinha me contratado para trabalhar, e após as competições eu virei instrutor. [...] Foi a minha iniciação profissional. O meu primeiro contato com o universo profissional”, relata.
UM PROFISSIONAL COBIÇADO
PELA PETROBRAS.
Depois de atuar como instrutor e concluir a graduação, Rafael assumiu um novo desafio em uma indústria de Minas Gerais. Foi nesse período que soube de um concurso público da Petrobras, voltado a profissionais com as qualificações que ele possuía.
A rotina de Rafael mudou radicalmente. O novo desafio fez com que ele se apaixonasse ainda mais pela profissão. Hoje, ele destaca grandes momentos de sua trajetória na Petrobras, uma empresa que movimenta cerca de R$ 500 bilhões por ano e conta com aproximadamente 45 mil colaboradores.
RAFAEL SABE QUE PODE MAIS
Trabalhar embarcado foi algo completamente novo para Rafael. Ele reflete com gratidão sobre a sua trajetória, mas destaca que nada disso teria sido possível sem comprometimento com os estudos e muito esforço.
Perguntado sobre seus próximos passos profissionais, Rafael revelou que quer continuar estudando — agora, para se tornar mestre.
“Passei alguns anos como instrutor do SENAI, isso também me gerou um interesse em relação ao ensino. Eu tenho um projeto de fazer um mestrado. É dentro da área de manutenção e engenharia, para posteriormente eu conseguir me formar professor. Professor de universidade.”
O SENAI É O CAMINHO PARA
UM FUTURO PROMISSOR NA INDÚSTRIA BRASILEIRA
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece formação técnica de alta qualidade, alinhada com as demandas reais do mercado de trabalho. Com cursos atualizados, infraestrutura moderna e forte parceria com empresas do setor, o SENAI prepara profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos da indústria 4.0. Além disso, contribui para a inclusão social e geração de emprego, promovendo inovação e competitividade. Ao formar mão de obra qualificada, o SENAI impulsiona o desenvolvimento industrial e fortalece a economia nacional
CONHEÇA O GERAÇÃO SESI SENAI
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI