MONTEVIDÉU, Uruguai — Industriais uruguaios denunciaram nesta quarta-feira as dificuldades de se exportar têxteis para o Brasil, o que tem provocado demissões em ao menos sete empresas no país.
"O Brasil está com licenças não automáticas (para importações), demora e paralisa alguns caminhões na fronteira", disse à AFP Gabriel Murara, vice-presidente da Câmara de Indústrias do Uruguai (CIU).
A dirigente estimou que ao menos 300 trabalhadores do setor já foram demitidos no Uruguai.
"Mesmo que sejam 200, 300 ou 400, este é um país pequeno, e isto afeta", destacou a dirigente, afirmando que este tipo de situação "gera incerteza".
"Para o Brasil isto não é nada, mas para as empresas uruguaias pode ser a diferença entre existir ou não. Se o Brasil tem alguma dúvida sobre a origem dos produtos, que cobre uma garantia e faça a devida investigação, mas não deve impedir nossas exportações".
Murara exigiu o cumprimento de todos "os tratados e convênios" firmados no Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
"Acredito que como país vamos ter que revisar as condições do Mercosul porque o que ocorre hoje não é o planejamos há 20 anos. Não estou propondo sair do Mercosul, mas a busca de uma estratégia paralela, precisamos analisar isto".
O ministro da Indústria, Roberto Kreimerman, revelou à imprensa que o governo já reclamou com o Brasil sobre o bloqueio de produtos têxteis e que buscará coordenar uma solução com o gigante brasileiro, principal sócio comercial do Uruguai.
"Estamos em contato com o embaixador sobre este tema e há um panorama muito positivo por parte do Brasil, então vamos esperar um pouco para ver qual será a solução", disse Kreimerman.
Fonte:|http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gz1iescnh9HP0Ij0...
Tags:
caros amigos da INTERFACE ...parabens pela iniciativa!!!! esperamos que todos opinem a respeito!!!
abç/adalberto
O problema fica dificil é porque cai na mão da Embaixada, que nada sabe de negocios. Eles entendem é de festas, recepções e reformas dos prédios. Precisamos de negociadores e a ABIT poderia se oferecer pelo menos, para acompnanhar.
acredito que todos, ou quase todos, independente do país a que pertence, estao conscientes do ""estrago""" que a China ja fez e continua a fazer!!!!!!!!!!vamos ter um pouco de bom senso e coerencia, pois sabemos das inumeras importaçoes oriundas de Argentina, Uruguai,inclusive de Paraguai que praticamente nao tem industrias texteis!!!!!!!!!! hoje recebemos mercadoria destes paises como sendo fabricadas na origem e todos tem conhecimento que sao da china, e inumeras pirateadas dependendo do produto!!!! do Chile estamos recebendo o famoso algodão peruano, que na realidade é em sua maioria fabricado na Asia!!!!!!!!! Conheço importador que está trazendo até fronhas de travesseiro do Paraguai e Uruguai !!!!!!!!!!!trazem plasticos diversos inclusive couro sintético!!!! Caramba!!!! fora outros absurdos nos diversos segmentos, até eletronicos!!!!
o governo argentino coloca dificuldades em licença automatica qdo queremos exportar para Argentina entretanto da Argentina vem tudo com a maior simplicidade e sem dificuldades!!!!!!!!!!!!!!!!! inclusive alguns modelos da Fiat ( novo UNo e Siena !!!!!!!)
temos tecelagem que fabrica o tecido em Americana, ""exporta"" para a Argentina, confecciona e depois o Brasil ""importa"" il!!!! a maracutaia é grande assim como os lucros!!!!
temos um governo imbecil, hipocrita e corrupto, que nao sabem governar!!!!!!!!!!!brincam com a economia e fazem experiencias!!!! e o povo paga com tributos e mais tributos!!! aumenta-se desta forma o custo Brasil!!!! e crescemos a nossa incompetividade!!!!!
a industrialização já é comprovada, as empresas minguam aos poucos...leva alguns anos, talvez 2, 3 ...5 10....mas esta sucumbindo e todos tem consciencia disto!!! e para ser competitivo se alega que temos que importar para equilibrar com o produto nacional e ser competitivo, afinal temos que ganhar $$$$$
vejam as inumeras industrias que simplesmente sumiram !!!!!
todos tem consciencia que qualquer país se desenvolve com a industrialização!!! é onde se produz PIB e renda per capita !!!!! nao é com turismo e comodites!!!!!!!!!!
adalberto
O Brasi está acordando.Esse governo está tomando medidas que já deveriam se tomadas por outros governos.
O nosso paiz vizinho estava muito a vontade com a entrada dos seus produtos no Brasil.
Agora é lei. Começamos a barrar as coisa ilegais.Eles que se entendam com a nossa fiscalização.
Victor Misquey
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por