Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Têxtil Lança Projeto Para Reciclagem De Resíduos

O Projeto Retalho Fashion promete diminuir o desperdício e conscientizar as indústrias têxteis.

 Para incentivar a reciclagem de resíduos sólidos da indústria têxtil e a inclusão social, foi lançado pelo Sinditêxtil-SP o projeto Retalho Fashion. A iniciativa pioneira, que começou no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, que concentra atualmente 1200 confecções geradoras de retalhos, terá três etapas: a primeira, é o diagnóstico de região. Depois será feito o levantamento de recursos necessários para a infraestrutura e finalmente, a implantação em si, que prevê a instalação de usinas recicladoras. Atualmente, o Bom retiro produz 12 toneladas por dia de resíduo têxtil, o que representa 2% dos retalhos produzidos no Brasil, estimados na ordem de 175 mil toneladas ao ano.

O projeto conta com o apoio da ABIT ( Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), do Senai São Paulo, da Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom retiro, da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado. O objeto é implementá-lo em um período de dois anos.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de algodão. No Bom Retiro há muito desperdício de resíduos têxteis. Além de se configurar num grave problema ambiental, resulta também na perda de matéria–prima que poderia ser aproveitada pela indústria.

O lançamento do projeto aconteceu no último dia 27 de junho, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Senai no Bom Retiro. O encontro contou com as presenças de empresários, indústrias têxteis, confeccionistas, representantes dos governos municipal, estadual, legislativo e sociedade civil.

Fonte:|http://www.closetonline.com.br/noticia/jornalismo+de+moda/Cal%C3%A7...

Exibições: 578

Responder esta

Respostas a este tópico

Que ótima iniciativa, todos os estados deveriam seguir o exemplo...sou artesã e estou começando agora a trabalhar com retalhos , utilizo tudo, até mesmo zíper estragado para fazer biju, mas infelizmente aqui em Campo Grande MS é muito difícil conseguir este tipo de resíduo, infelizmente.

Suzana o que exatamente voce faz com os retalhos, que tipo de aproveitamento voce faz.....

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço