Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Resolução nº 2 de 06/05/2008 do Conmetro estabelece sobre a etiquetagem de produtos têxteis e uma das informações obrigatórias refere-se à composição. 

Numa peça onde utilizo dois tipos de tecidos diferentes, como faço o cálculo para saber a porcentagem de cada tecido? Existe uma fórmula, técnica para isso?

Exibições: 3442

Responder esta

Respostas a este tópico

Você não precisa fazer os cálculos, cada tecido tem a sua composição. você pode colocar 2 etiquetas indicando a composição de cada tecido ou na mesma etiqueta caso essa seja de fabricação própria você pode colocar a composição dos 2 tecidos.

Ex: tecido 1 ( que é  o tecido de maior quantidade na peça composição x)

     tecido 2 ( que é o tecido de menor quantidade na peça composição y )

Claudia como você já respondeu, só vou reforçar para o nosso amigo Wilson onde você diz que "pode" que na verdade é obrigação identificar a composição dos dois tecidos se forem diferentes. Essa fiscalização é feita pelo inmetro que aplica multa na ausência ou erro de alguma composição e até mesmo percentuais fora de ordem. Também existem normas para os tamanhos das letras.

Wilson é bom você procurar estas normas junto ao inmetro. Eu tinha na empresa onde trabalhava, mas hoje não tenho mais.

Pedro Paulo (Pepe)

Claudia e Pedro, obrigado pelas informações mas a minha dúvida ainda persiste e é a seguinte:

Se uma peça foi confeccionado com 2 tipos de tecidos (tecido 1 e tecido 2), como determinar quantos porcento de tecido 1 e quantos porcento do tecido 2 tem a peça.

Preciso saber esta porcentagem, pois a Resolução nº2 capítulo IV, item 14.1 diz que não é preciso indicar na etiqueta a composição do tecido que representa menos de 30% da massa total da peça.

Olá Wilson, peço desculpas porque não estou atualizado das normas atualmente. Mas estou achando estranho de um % tão alto que não precise indicar a composição. Que eu lembre era em torno de 5% que não precisava. Não sei de qual região você é, mas sou de Santa Catarina e aqui quem passa essas normas é o Inmetro, que também fiscaliza. Você poderia ligar para o Inmetro daí da sua região e se informar melhor sobre este percentual.

Quanto ao % dos tecidos na peça, basta fazer uma regra de 3. Se for malha é só pesar as partes da peça (ou usar a área do molde) para ter os valores e fazer uma regra de 3. Se for tecido plano, o correto é ter o perímetro das partes da peça. Isso você consegue com os programas de modelagem que indicam a área do molde.

Wilson, tambem seguimos as normas da Resolução nº2 de 2008 e a Norma ABNT NBR 3758, apesar em que certos momentos eles deixam dupla interpretação. Sobre o caso de duas etiquetas, é exatamente isto que está na norma: 14.1 - A indicação não é obrigatória para cada parte que represente, individualmente, 30% no maximo, da massa total do produto têxtil.
Caso esta porcentagem seja acima dos 30%, voce deve colocar as duas composições, Exemplo:

100% Algodão
Detalhe
70% Viscose 30% Linho

Quando a peça tiver forro, tambem deve ser mencionado.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço