Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vicunha demitiu 300 trabalhadores em 2013 e nesta segunda encerrou toda as atividades

Arquivo / O Liberal

Empresa informa que está cumprindo pagamentos; 70 pessoas ainda serão mantidas em manutenções e preservação do espaço

A fábrica de celulose Vicunha Rayon, em Americana, encerrou a produção da fábrica na manhã desta segunda-feira (1º) e demitiu 82 funcionários. A empresa reuniu os trabalhadores pela manhã e anunciou a decisão alegando crise econômica e problemas para a compra de matéria-prima.

Não há dívidas ou pendências financeiras. Setenta pessoas ainda serão mantidas fazendo manutenções e preservando o espaço, mas não há data ou prazo para a retomada dos trabalhos.

"Eles disseram que a matéria-prima está a cada dia mais cara e que não conseguem transferir isso para o preço no produto final. Por isso estão fechando as portas", disse Marcela Curti, funcionária da manutenção da empresa e demitida ontem. A Vicunha fabricava celulose a partir do linter de algodão, sendo que em agosto de 2013 a empresa demitiu 300 pessoas e encerrou a produção de fios de viscose.

Segundo Marcela, a indústria já vinha trabalhando em esquemas de cinco por dois, ou seja, trabalhava cinco e fechava dois, além dos finais de semana.

"Todo mundo trabalhou normalmente na quarta-feira e hoje (segunda-feira) pela manhã eles nos informaram que não funcionariam mais", afirmou Marcela.

Ela explicou que alguns funcionários permanecem na fábrica para manter o local limpo, fazer atendimento do público e desenvolver alguma outra atividade.

O vice-presidente do Sintrapel (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Papel, Papelão e Cortiça de São Paulo) de Limeira, Carlos Cesar de Mattos, disse que a entidade foi pega de surpresa.

"Nós tínhamos uma reunião marcada para hoje (segunda) para tratar justamente da situação da empresa em período de crise. Mas ninguém sabia que as demissões aconteceriam. Eles nos disseram que vão manter o pessoal da manutenção por enquanto e acredito de que voltem a produzir no futuro", disse.

O dirigente sindical falou ainda cabe ao Sintrapel acompanhar e garantir que a empresa cumpra todas as obrigações trabalhistas.

Custos

A assessoria de imprensa confirmou nesta segunda o fechamento da unidade, por meio de nota. "O Grupo Vicunha comunica o encerramento das atividades fabris da Vicunha Rayon, em Americana, por tempo indeterminado, em 1º de fevereiro de 2016. O fechamento ocorre em decorrência da diminuição da demanda e aumentos crescentes no custo de produção e matéria prima. A Vicunha informa ainda que o desligamento dos colaboradores está totalmente de acordo com as leis trabalhistas e a empresa está cumprindo rigorosamente todos os pagamentos de encargos e indenizações previstas em contrato de trabalho", diz o texto.

FONTE: http://www.liberal.com.br/noticia/6A469B69F54-vicunha_demite_82_e_p...

por: Thomaz Fernandes

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 4743

Responder esta

Respostas a este tópico

SEM COMENTÁRIO.

QUEM TEM COMO SAIR DO PAIS,QUE SAIA LOGO.

Segundo a lenda oficial, tudo está muito bem no país, a miséria foi erradicada, blá, blá, blá, blá. Olhem a realidade!

Triste fim da indústria têxtil brasileira. Será que um dia vamos ler que uma fábrica têxtil está sendo aberta neste pais?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço