Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vídeo do Fashion Revolution questiona a cultura consumista

Evento desenvolveu curta que expõe impacto negativo do consumo em excesso na vida cotidiana.

A sustentabilidade na moda está mais em pauta do que nunca. O Fashion Revolution, movimento que defende a reflexão e a tomada de ações afirmativas sobre o assunto, acaba de lançar um vídeo com esse exato questionamento — parte da Fashion Revolution Week, que acontece até 30 de abril. Nas imagens, dirigidas por Balthazar Klarwein e estreladas pela modelo Angelina Jesson, são colocados em perspectiva a relação da cultura do consumo e do excesso.

Não é o primeiro projeto cinematográfico do movimento, que tem diversas equipes ao redor do mundo, e nem o primeiro que aborda o tema. O longa The True Cost, que está na Netflix, tornou-se um clássico para quem se interessa por moda.

Leia mais: 10 novas marcas brasileiras preocupadas com sustentabilidade

O vídeo exibe uma realidade distópica na qual os efeitos do consumismo são sentidos na pele de forma bastante gráfica, e termina questionando quando vamos diminuir o passo e aceitar um futuro em que todos entendemos a importância de amar e manter as nossas roupas por um período maior de tempo.

“Pode não parecer, mas esse filme fala sobre amor”, disse a fundadora do Fashion Revolution, Orsola de Castro para o Refinery29. “As crises que enfrentamos depois de anos de produção em massa e consumo acelerado vai afetar todos nós, no dia a dia: nos nossos terrenos, na nossa água, nos oceanos. E as roupas que usamos são parcialmente responsáveis por isso”.

Exibições: 306

Responder esta

Respostas a este tópico

Dilema terrível!

Empregos e fome x sustentabilidade.
Quem se arrisca enfrentar esse dilema Malthusiano.
Gente demais , num mundo que nãoos comporta.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço