Desde criança escuto minha mãe dizer que “calcinha que faz bem para o corpo da mulher é a de algodão”. Assim como para minha mãe, muitas outras pessoas associam o algodão a algo “natural” e “saudável”. Quando nos embasamos nesses esteriótipos, esquecemos de nos perguntar: Qual é o efeito que a produção de algodão causa no mundo?
Infelizmente, a resposta não é boa! Há uns bons anos atrás, a Monsanto, empresa que faz agrotóxicos e afins, começou a vender sementes transgênicas de algodão BT, gerando plantas transgênicas contendo genes do Bacillus Thuringiensis que produzem toxinas inseticidas. Com isso, pessoas morreram e o muito solo desse mundo foi contaminado!
Na Índia, por exemplo, mais de 300 mil agricultores se suicidaram entre 1995 e 2013 em consequência da nova forma de plantio gerado pelo algodão BT. Esse agricultores não conseguiram manter as condições especiais na plantação que o algodão BT requer e se encontram desfalcados economicamente, porque essa semente é 8.000% mais cara que a tradicional. Não é o algodão o vilão dessa história, o real problema é a utilização sementes transgênicas e pesticidas químicos no momento da plantação (Monsanto!!!).
Os impactos podem ser cruéis, mas primeiramente devemos entender as diferenças entre os tipos de algodão e seus impactos:
O uso de algodão orgânico e BCI já se tornaram uma tendência no mundo da moda, muito graças a megatendência conscientização da responsabilidade (veja mais sobre essa megatendência AQUI). Até mesmo empresas de fast fashion estão adotando esse tipo de material para sua produção, veja o vídeo que apresenta a postura da C&A alemã:
A C&A Brasil também já está adotando estratégias nessa área. A empresa está incentivando o plantio de algodão orgânico no nossa país, uma vez que ela é a maior consumidora desse produto no mundo, já vende desde 2012 roupas produzidas com algodão orgânico no Brasil e pretende que 100% das suas roupas em 2020 sejam feitas com fibra sustentável ou orgânica.
Para uma rede de fast fashion (típica empresa que busca o lucro dos acionistas) colocar como meta ter 100% da sua produção com tecidos sustentáveis, é porque essa estratégia se fez necessária e rentável. Então, se você tem dúvidas em relação ao tipo de algodão que deve usar para produzir suas roupas, lembre-se da C&A! Adotar fibras ecologicamente corretas para as roupas faz bem para o mundo e trará retorno para seu bolso
https://negociosdamoda.com/2016/09/07/algodao-um-vilao-na-industria...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
José Rosa Reis disse:
Essa matéria deu um nó em minha cabeça.
No caso do algodão convencional, para produzir 1 kg de algodão gasta-se 30.000 litros de água, pergunto, e gostaria de receber resposta. De onde vem toda essa água?...da chuva? de irrigação? E no Nordeste que quase não chove e não tem abundância de água para irrigação?
Aguardo resposta.
Materia tendenciosa. O suicidio indiano nada tem a ver com semente transgênica. Toda soja do mundo é transgenica.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por