Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça as principais inovações relacionadas à produção do jeans

A indústria do jeans é uma das mais importantes no mercado da moda, mas, ao mesmo tempo, uma das que afetam o meio ambiente. No entanto, o mercado de jeans está realizando diversas transformações, com a finalidade de criar uma peça sustentável, que consiga contribuir para os diversos problemas ambientais enfrentados na contemporaneidade.

Desse modo, é importante destacar que a indústria têxtil, a cada coleção, proporciona verdadeiras inovações que estão associadas à criação de novos fios e à maneira como eles são entrelaçados, ocasionando múltiplos benefícios.

Continue conosco e conheça mais sobre a produção e inovação do jeans. Boa leitura!

Quais as principais tendências relacionadas à produção do jeans para os próximos anos?

É fundamental conhecer as principais tendências da indústria do jeans para se destacar dos concorrentes e conseguir criar peças únicas e inovadoras. Veja a seguir algumas novidades desse mercado!

Jeans com toque de malha

Algumas empresas do ramo já começaram a desenvolver um modelo de jeans com o conforto que o tecido de malha proporciona. Existem cinco versões disponíveis, sendo que a variação está em sua composição e nos tons das peças. Elas são encontradas principalmente em lojas dos EUA, Europa e Japão.

Jeans com características cosméticas

Esse é um modelo de jeans que contribui na redução das celulites. Esse foi o resultado alcançado por meio de uma parceria entre a Rhodia, Alexandre Herchcovitch e Canatiba, que fazem uso da tecnologia com propriedades de cosméticos. Dessa forma, é o primeiro jeans do mundo criado com uma tecnologia que absorve o calor do corpo, emite raios infravermelhos e promove bioestimulação.

Jeans com características de legging

Com o aumento do mercado de roupas de ginástica e/ou criadas com tecidos mais confortáveis, várias marcas estão criando calças jeans com o elasfit. Ou seja, é inserido um elástico na cintura das roupas, como as encontradas nas leggings, o que reduz a barriga e levanta o bumbum de quem usa. Sendo assim, ao fazer uso dessas propriedades no jeans, as empresas competem com a legging — que é muito forte no Brasil, por exemplo.

Jeans sustentável

No mercado, existem diversas empresas que buscam agregar a valor ao produto comercializado. Além do algodão e tingimento orgânico, o jeans de algumas marcas é dupla face e não precisa ser limpo com água e sabão. Basta colocar a peça dentro do freezer ou geladeira por 24 horas para que as bactérias sejam eliminadas.

Como o uso da tecnologia está impactando a produção do jeans?

As indústrias de jeans estão juntando o desenvolvimento sustentável com a elevada tecnologia, contribuindo para os usuários se orientarem pelas ruas e permanecerem com seu corpo na temperatura correta.

Entre as principais inovações apresentadas no Salão Denim Premiere Vision, que junta mais de 80 expositores internacionais em Paris, o principal destaque foi uma jaqueta impermeável, equipada com tiras de painéis solares e um cabo no bolso no para carregar o smartphone. A estilista holandesa Pauline van Dongen aplicou, em sua produção, fios de jeans usados.

Já a fabricante brasileira Vicunha possui artigos desenvolvidos a partir da utilização de matéria prima reciclada unida a uma tecnologia avançada de fiação – a DualFX® da LYCRA – que confere conforto, alta elasticidade e perfeita recuperação. Já o americano Cone Denim insere uma fibra robusta que utilizada principalmente em equipamentos para motociclistas.

A startup francesa Spinali Design acredita em um jeans com sensores na cintura e uma conexão bluetooth com o celular que ajuda o cliente a se direcionar durante os deslocamentos. Para isso, basta a pessoa inserir um destino no aplicativo e os sensores serão capazes de vibrar para a direita ou para a esquerda de acordo com a rota.

Essa peça, fabricada na França, é vendida em torno de 150 euros. Seus criadores trabalham, ainda, em função destinada a classificar os e-mails, isto é, o jeans vai ser capaz de vibrar de diferentes maneiras, dependendo de quem você receber uma mensagem.

Por que a sustentabilidade é um dos principais pontos em debate na indústria de jeans?

A sustentabilidade é muito importante quando o assunto é inovação do jeans. O tingimento com corantes e a energia gasta no transporte, por exemplo, causam importantes problemas ambientais. Dessa forma, várias marcas estão investindo na procura de soluções sustentáveis para reduzir o seu impacto.

A indústria do jeans sabe dos prejuízos causados e procura caminhos alternativos para realizar mudanças na área. Existem tecidos e itens para lavanderia que diminuem consideravelmente a aplicação de recursos químicos e naturais, por exemplo.

Há também diversas marcas que procuram reduzir o desperdício ao aproveitar sobras — que se transformam em novas mercadorias. Além disso, o tingimento das peças pode ser efetuado com romã, erva-mate e catuaba.

Portanto, é importante que os empreendedores tenham iniciativas ecológicas, que visem atitudes sustentáveis e que consigam cumprir com as exigências dos consumidores. É importante destacar que o jeans ainda é uma das peças mais procuradas, uma vez que é confortável e pode ser utilizada em diversos momentos. Assim, os investidores devem mirar ações para a criação de produtos sustentáveis e inovadores.

Atualmente, é primordial pensar de forma sustentável, visto que os recursos naturais estão cada vez mais escassos. 

https://agrestetex.fcem.com.br/conheca-as-principais-inovacoes-rela...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 669

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito boa esta matéria.

  

Jeans com toque de malha

Algumas empresas do ramo já começaram a desenvolver um modelo de jeans com o conforto que o tecido de malha proporciona. Existem cinco versões disponíveis, sendo que a variação está em sua composição e nos tons das peças. Elas são encontradas principalmente em lojas dos EUA, Europa e Japão.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço