Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Resultado de imagem para imagens de moda - uma indústria que não quer mudar

Simone Cipriani é a fundadora da Ethical Fashion Initiative , uma organização que trabalha para conectar comunidades de artesãos marginalizadas a marcas internacionais. A EFI cria um trabalho significativo, com condições de trabalho justas e decentes, empregando habilidades tradicionais, desde os bordados de Maasai no Quênia até a tecelagem manual de seda afegã.

Hoje temos um novo estado, sem territórios, instituições formais ou exército: o estado fracassado da cadeia de suprimentos internacional da moda. Esta afirmação é uma provocação, é claro, mas transmite uma mensagem. Na verdade, o estado da cadeia de suprimentos de moda é uma realidade que afeta a vida de um grande número de pessoas e afeta fortemente nosso ambiente físico. É uma entidade (o que os sociólogos chamariam de "amplo campo organizacional") que gerencia importantes recursos físicos e humanos para produzir bens dentro de um modelo de consumo linear. Sem circularidade, sem reciclagem, sem reutilização. Pior ainda, não há um respeito real pelas pessoas envolvidas nesses processos de produção.

Isso faz parte de um modelo de negócios estruturado na maximização de lucros para os acionistas, obtido através de:

  1. A minimização dos custos de produção, alcançada pela compressão do custo de duas entradas principais: pessoas e materiais;
  2. A maximização do investimento em imagem e marketing, para manter os consumidores anestesiados e sintonizados;
  3. O tempo extremamente reduzido para o mercado: os produtos são cuidadosamente desenvolvidos, por meio de pesquisa e design, e devem ser prototipados e produzidos no menor tempo possível.

É por isso que temos uma grande rede de produtores, organizados em diferentes camadas, que estão sempre disponíveis para trabalhar em qualquer condição e com prazo determinado. As pessoas e os recursos naturais envolvidos são apenas um fator de produção, cujo custo deve ser mantido no nível mais baixo possível. Em termos de modelo de negócios, esses são os principais recursos desse setor e determinam a base de sua estrutura de custos (o chamado Custo dos Produtos Vendidos, ou CoGS, em termos contábeis). Os principais parceiros são as empresas de produção que permitem à indústria mobilizar esses fatores, dentro do limite de custo determinado. Depois, há designers, pessoas de marketing e assim por diante. O bom funcionamento dos outros elementos do modelo de negócios, como fluxos de receita, canais de distribuição, relacionamento com clientes, etc. depende dessas bases.

Enquanto o modelo de negócios permanecer assim, a sustentabilidade real sempre será uma missão impossível. Verifique os esforços de sustentabilidade de todos os principais players da moda. Quantas marcas divulgam toda a sua cadeia de suprimentos e suas condições de trabalho? Quantos oferecem uma avaliação de impacto ambiental verdadeiramente clara para suas operações?

Sim, a moda adotou a linguagem da sustentabilidade e das coisas verdes, mas geralmente é uma forma de camuflagem que visa ocultar a realidade. Um exemplo disso é a maneira pela qual as marcas se tornam visíveis ao público e conduz parte de seus negócios: nas semanas da moda. São momentos de festa e negócios, estruturados de forma organizacional que não tem nada de sustentável. Eles correm um após o outro, forçando a equipe da indústria a viajar freneticamente daqui para lá, enquanto os produtores trabalham em condições de emergência para ter produtos prontos para os shows. Enquanto isso, os consumidores são bombardeados por uma montanha de imagens e rostos de influenciadores, que não falam sobre como os produtos são fabricados ou sobre seu impacto na vida das pessoas e no planeta. Tudo isso, enquanto o nosso planeta corre o risco de extinção. Isso é significativo? As semanas de moda se assemelham aos ritos para celebrar deuses e deusas no final do Império Romano, quando tudo estava desmoronando, mas as pessoas pensavam que antigas crenças poderiam salvá-los. A deusa principal deste mundo da moda é a Medusa, que transforma aqueles que a olham em pedra (a Medusa também é a imagem de uma marca de moda bem conhecida, mas aqui não estou sugerindo nenhuma ligação direta entre o meu discurso e essa marca).

Aqueles que olham para a Medusa não pensam ou agem mais. O que realmente precisamos é de eventos que permitam que as pessoas pensem, vejam um futuro, não esse carrossel inútil. Estamos caminhando rapidamente para a extinção da vida como a conhecemos até agora (este é o significado do Antropoceno) e estamos fazendo a respeito? Negócios, como sempre. Enquanto escrevo, estamos em outra rodada deste carnaval louco (e talvez bonito, cativante e útil para os negócios tradicionais).

Certamente, as semanas da moda são enriquecidas por eventos ecológicos, conversas sobre sustentabilidade, que fornecem algum brilho superficial. Verifique quem são os principais beneficiários ou protagonistas dessas apresentações: principalmente (não exclusivamente, mas principalmente) pessoas que representam negócios puros e simples, como de costume.

As semanas de moda são o retrato real de uma indústria que não quer mudar. Uma indústria que tenta explorar tudo o que pode até se tornar impossível continuar. Em breve, poderá ser tarde demais para deixar um planeta decente e uma sociedade global para nossas filhas e filhos.

Tudo isso pode mudar? Sim. Depende simplesmente dos líderes empresariais para fazê-lo. Vamos começar deixando de lado o discurso sobre a responsabilidade do consumidor: o consumidor já faz muito; e eles estão dispostos a fazer muito mais. São os responsáveis ​​pelas grandes empresas que precisam mudar. É responsabilidade deles criar um modelo de negócios diferente, que dê espaço a um tipo diferente de partes interessadas. Juntamente com essas partes interessadas, eles devem considerar as condições dos trabalhadores nas cadeias de suprimentos, dos consumidores, do meio ambiente e das comunidades que vivem nele.

Isso é tão difícil? Isso é tão difícil? Talvez, mas é possível. Um grupo de inovadores e executores nos rodeia. Juntos, estamos tentando mudar esse setor. Precisamos de mais executivos e designers para participar desse movimento. Venha, vamos trabalhar juntos.

Por Simone Cipriani

https://www.fashionrevolution.org/op-ed-fashion-weeks-an-industry-t...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 348

Responder esta

Respostas a este tópico

Sra. Simone Cipriani, qualquer atividade economica num ambiente de livre comércio sobrevive do lucro. Hoje esta palavra é cheia de conotações pejorativas: temos que falar em sustentabilidade, apoio às minorias e aceitação dos que fazem opção de vida e comportamento diferente da maioria da sociedade.

Porém todos temas prejudicam o lucram!

A responsabilidade dos gestores sejam têxteis ou não é fazer com que suas empresas produzam lucros suficientes para atender às expectativas dos inveetidores, sustentar as inumeras famílias representadas pelos empregados, pagar os impostos e ainda investir sempre para não perder seu espaço no mercado REAL.

Sou do tempo em que ´indústria têxtil era aquela instalação que recebia a fibra e entregava o tecido tinto ou estampado. Hoje a indústria têxtil está restrita a confeccionistas, estilistas, etc. Todos cheios de idealismo!

Com R$ 15,00 você pode comprar dois hamburgues no BUR KING, com idealismo... passa fome!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço