Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ABEST e Apex-Brasil levam cinco designers para concurso paralelo à semana de moda de Londres

A ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) em conjunto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Embaixada do Brasil em Londres, promovem ação inédita para a moda nacional durante a London Fashion Week, entre os dias 10 e 18 de fevereiro. A ação, com o objetivo de fomentar os negócios da moda brasileira, será realizada por meio do Projeto +B, parceria da ABEST e Apex-Brasil para internacionalização das grifes nacionais. Pela primeira vez, com apoio das entidades, um grupo de marcas brasileiras passa a concorrer no International Fashion Showcase: concurso paralelo aos desfiles, promovido pelo British Fashion Council

O evento, que tem o objetivo de revelar os novos designers mais interessantes de todo o mundo anualmente, reúne nesta edição 128 marcas de países como Áustria, China, Estônia, Japão, Coréia, Filipinas e Canadá, que abrirão as portas de suas embaixadas para mostrar ao público as coleções de seus talentos nacionais. Barbara Casasola, Guilherme Vieira, Fernando Jorge, Lucas Nascimento e Vitorino Campos são as grifes escolhidas para representar o Brasil no International Fashion Showcase.

Com curadoria de Barbara Casasola, o grupo de brasileiros será chamado PENTA, em homenagem ao país e à Copa do Mundo, e vai expor suas coleções na embaixada brasileira em Londres. A ABEST, convidada pelo British Fashion Council para ser o parceiro oficial na seleção das marcas brasileiras, patrocina a ação e passará a integrar o concurso todos os anos, apoiando novas grifes nacionais.

O país com o grupo de novos designers mais talentoso será escolhido por um painel de 14 jurados composto por jornalistas, acadêmicos e especialistas em moda. O país vencedor será anunciado em cerimônia no dia 16, e o grupo de criadores passará a compor um seleto painel de experts da indústria fashion.

“Estou muito entusiasmado com o grupo de marcas brasileiras que estará presente no concurso pela primeira vez. São designers com olhar sutil e contemporâneo, de um Brasil além dos clichês. Acredito muita nessa combinação de talentos, por possuírem identidades muito distintas e ao mesmo tempo apontarem em direção a uma estética universal, do nosso tempo”, avalia Valdemar Iódice, estilista e presidente da ABEST.

Saiba mais sobre os cinco estilistas brasileiros participantes:

Barbara Casasola: A estilista estudou Design de Moda em Londres, na Central Saint Martins, e mais tarde, no Instituto Marangoni, em Milão. Trabalhou com marcas consagradas como Roberto Cavalli, See by Chloé e Lanvin. No inverno de 2012, Barbara começou a se apresentar durante a semana de moda de Paris. No mesmo ano, também foi selecionada para semana de moda de talentos da Vogue em Milão. Atualmente, trabalha em seu escritório em Londres, porém as coleções são desenvolvidas na Itália e vendidas em lojas especializadas de luxo no mundo inteiro.

Guilherme Vieira: O estilista é o nome por trás da CLUBE BOSSA, marca de moda praia reconhecida internacionalmente pelo nível de detalhamento e qualidade das peças. Nascido e criado em São Paulo, Guilherme teve seu primeiro contato com “swimwear” enquanto trabalhava em uma empresa de exportações. A CLUBE BOSSA nasceu em 2006 e logo foi nomeada como a coleção moda praia mais luxuosa e vanguardista do Brasil. Em 2011, a marca foi lançada com sucesso no mercado americano e hoje conta com clientes de diferentes partes do mundo.

Fernando Jorge: O designer de joias cursou Mestrado em Design de Joias pela Central Saint Martins e possui mais dez anos de experiência em importantes joalherias de São Paulo. Sua primeira coleção foi apresentada em 2010 e em pouco tempo Fernando ganhou destaque internacional. Suas peças são marcadas pela sensualidade, movimento e elegância, com uma estética essencialmente brasileira. Dividindo seu tempo entre Londres, onde acontece o processo criativo, e São Paulo, onde suas criações são produzidas, o designer encontra uma simbiose cultural que se expressa de uma maneira única em suas joias.

Lucas Nascimento: Lucas Nascimento nasceu em Assis, no interior de São Paulo. Após um período como assistente dos stylists Daniel Ueda e Thiago Ferraz, partiu para Londres, onde entrou para a London College of Fashion. Especializado em malharia, trabalhou e contribuiu com importantes nomes da moda europeia e brasileira. Lucas fundou a própria marca em 2009, que logo foi inserida no line-up do Fashion Rio, onde se apresentou por três temporadas. Atualmente integra a semana de moda de Londres, onde já se apresenta há quatro temporadas. 

Vitorino Campos: Graduado em Design de Moda pela Universidade de Salvador, Vitorino Campos criou sua marca homônima em 2008 e entrou para o calendário oficial de moda brasileira – SPFW em junho de 2012. O cuidado com acabamento, além do olhar e sensibilidade com a costura, são suas marcas registradas. A simplicidade é o ponto alto da sofisticação em linhas impecáveis. O designer estuda e pesquisa constantemente novas tramas para suas coleções, reforçando seu estilo contemporâneo.

http://www.abest.com.br/abest/noticias/1775#ad-image-0

Exibições: 150

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço