Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como Criar uma Marca? Passo 1: O Início de Tudo

 



A partir desta semana, a Modalogia vai publicar uma série de posts mostrando o passo a passo para começar o próprio negócio no mercado de moda. Do formato da empresa às estratégias de marketing, passando pelo plano de negócios até os canais de vendas, tudo que você precisa saber antes da primeira encomenda de materiais vai estar aqui!

Você decidiu abrir sua marca. Pode ser um sonho de infância, uma ideia que surgiu aos poucos ou uma daquelas oportunidades para dar um novo rumo à carreira. O importante é estar muito seguro desta decisão pois estamos falando de um dos mercados mais competitivos e complexos que existem. Nunca esqueço de uma entrevista do Tom Ford em que ele falou que até a indústria de Hollywood é mais simples de lidar do que a da moda! E ele é um dos estilistas mais admirados do planeta!!!

 O glamour da moda engana. E muito. Mas a esta altura, você já deve saber e apesar disso não se intimidou. Ótimo. Então, vamos às dicas práticas:

- O básico: ter experiência no mercado antes de abrir um negócio. Primeiro porque faz a gente entender como as coisas funcionam na realidade (por exemplo, na faculdade você perdeu horas e horas aprimorando o traço do seu croqui em Desenho de Moda I, II, V… mas na verdade, o que você menos faz como estilista é desenhar artisticamente pois o desenho técnico é o que importa para as modelistas e costureiras confeccionarem a peça) e, em segundo lugar, porque você vai ter uma lista de contatos preciosa, que provavelmente vai ser muito usada.

- O negócio: Associe-se a alguém com habilidades complementares às suas: você é muito criativa, tem ideias o tempo inteiro e ama ficar imersa nos tecidos e aviamentos? Porém, ter um negócio significa lidar com planilhas financeiras, prazos, pagamentos, contadores, negociar com clientes… Por isso é importante ter um sócio que se dedique exclusivamente à parte administrativa. Se sociedade não está nos planos, contrate um gerente administrativo para cuidar desta parte, ou pelo menos um consultor na área. Mesmo que você se proponha a acumular funções, não caia na armadilha de tentar dar conta de tudo!

- O capital: você precisa de dinheiro não só para iniciar o negócio mas também para mantê-lo por algum tempo, então faça esse cálculo com muito cuidado. Levante o valor mínimo necessário para as despesas fixas, para a compra de materiais, para o salário dos funcionários e dos sócios por pelo menos 6 meses. Foque nesta quantia e considere adiar o lançamento caso não tenha isso em mãos ainda.

- O diferencial: por que você quer lançar uma marca e o que ela vai oferecer de diferente? Não é fácil responder a essas perguntas, então pense bastante nas razões que te levaram a abrir o próprio negócio e na carência de alguns nichos do mercado. Procure sempre oportunidades para se diferenciar e fuja com todas as forças de ser “mais do mesmo”!

Na semana que vem vamos falar sobre produção e formatos de negócios (marca própria, varejo, atacado, e-commerce…).

Passo 2: O Formato do Negócio

Na semana passada falamos sobre os passos iniciais para quem quer abrir uma marca de moda, agora é hora de discutir o formato que ela terá, ou seja, como você pretende vendê-la? Na sua própria loja? Apenas por atacado? Via e-commerce? O investimento para cada um desses tipos de canais vai interferir diretamente no seu orçamento inicial. E a produção, como vai funcionar? Internamente ou terceirizada?

Quando se produz dentro da empresa, os custos costumam ser menores e os erros podem ser consertados mais facilmente, porém, nem sempre o investimento em espaço e pessoal vale a pena. Neste caso, terceirizar a compra, contratar facções ou costureiras pode ser a melhor solução. Depois de resolver este capítulo, é hora de pensar sobre os canais de venda.

Quando falamos em ter a própria marca normalmente pensamos também em ter uma loja. Só que nem sempre as 2 coisas são viáveis ao mesmo tempo. Uma loja envolve custos puxados como aluguel do ponto e salário de vendedores, além da renovação constante do estoque. Se o seu capital inicial é pequeno, talvez uma boa forma de começar seja vendendo em feiras itinerantes, como a Babilônia Feira Hype, O Mercado, O Cluster.

Outra possibilidade é começar com o atacado. Porém, pense que o que for encomendado só vai ser pago em 3 meses, em média, então você vai precisar de muito planejamento para arcar com os custos durante este período. Investir na participação de feiras também pode ser um bom caminho para fazer contatos e conhecer compradores. Os APLs  de vários estados costumam montar stands nos principais eventos a um custo bem camarada.

E, claro, não dá para ignorar a força da internet. Sabia que no ano passado roupas e acessórios foram os itens mais vendidos online? Isso significa que as pessoas perderam o medo de comprar sem experimentar! Montar uma loja virtual é relativamente simples, já que as plataformas de e-commerce  já vêm prontas, basta customizar de acordo com as suas necessidades. Porém, pense nos detalhes do ambiente online da mesma forma que pensaria no espaço físico: a ambientação (layout do site) deve ser atrativa e de fácil navegação. A política de entregas e devolução deve ser bem clara e facilitar a vida do consumidor, e a divulgação via redes sociais e newsletter tem que ser constante e muito bem planejada!

Se você tem dúvidas sobre qual(is) formato(s) adotar, faça uma boa pesquisa de mercado, converse com profissionais, faça workshops e cursos na área, levante custos detalhados e só depois bata o martelo pois a sua escolha vai ter influência direta em todo o cronograma de produção.

No próximo post, é hora de encarar o temido mas necessário plano de negócios!

Mirela Lacerda

http://www.modalogia.com/2014/02/04/como-criar-uma-marca-passo-2-o-...


Exibições: 129

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço