Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fotógrafa americana Jamie Beck utiliza técnicas de animação para produzir imagens com movimentos sutis

Tudo começou durante a Nova York Fashion Week, em fevereiro deste ano. "Queríamos uma maneira mais fiel de mostrar para o público a experiência de estar numa semana de moda", diz o webdesigner Kevin Burg. "Pensamos em um vídeo, mas para transmitir a informação mais rápído, achamos que uma imagem em movimento seria melhor." Assim, Burg e sua noiva, a fotógrafa Jamie Beck, começaram a aumentar o status dos gifs animados, deixando-os próximos da arte.

O trabalho da dupla ganhou maior notoriedade no final de abril, após uma série especial com a modelo canadense Coco Rocha. As imagens, publicadas no blog de Jamie, correram a internet e impressionaram pela qualidade e a riqueza de detalhes nos movimentos sutis.

"Trabalhar com Coco é inacreditável. Ela se move como uma artista em frente à câmera e adiciona algo de especial a cada clique", derrete-se Kevin, em entrevista por e-mail ao iG.

O segredo do sucesso parece estar no trabalho lento e perfeccionista que o casal faz. "É um processo quase de frame a frame", diz Kevin, que utiliza o Photoshop e o After Effects para dar o efeito especial às fotografias tiradas por Jamie. Além disso, a escolha da imagem a ser animada é muito importante, como em uma fotografia normal, explica o webdesigner.

"Passamos a ver movimento em situações do cotidiano que nem notávamos antes. Tem sido muito interessante", comenta. "Para nós, é como se o mundo todo pudesse ser fotografado de novo."

Kevin ressalta que o formato de gif é apenas um meio utilizado pela dupla para transmitir sua mensagem. Para ele, eles estão criando um novo tipo de fotografia que, apesar de utilizar a tecnologia para ser feita, está muito próxima das fotos analógicas.

"Com as máquinas digitais, você pode ver no set se já possui o que queria", explica. "Nós nunca temos ideia do resultado até o final da edição das imagens." Para ele, o trabalho da dupla é como uma reação à instantaneidade da fotografia digital – e Kevin parece muito à vontade com isso. "Há algo em nosso processo imperfeito que nos dá liberdade e nos força a lidar com o desconhecido", argumenta.

Além dos trabalhos com as imagens em movimento, Kevin, 29 anos, é sócio de uma agência de design para a internet em Nova York. Ele cria layouts para sites e blogs e faz ilustrações.

Jamie, 28 anos anos, trabalha há cinco como fotógrafa profissional, tendo colaborado com publicações como Rue Magazine e o jornal The New York Times. Devido à sua paixão por moda – e por fotógrafos de moda – começou a carreira na área, mas também trabalha com fotos de turismo, comida e lifestyle. Os dois planejam se casar em 2012.

Veja abaixo exemplos do trabalho do casal:

 

Fonte:|ultimosegundo.ig.com.br|

Exibições: 204

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço