Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 Fernando Martinho
Vicky Bloch e a dura vida de chefe
Antes de assumir uma posição de liderança e aquele salário desejado, descubra se você tem vontade de assumir a missão que o cargo impõe

Quando a promoção chega, ninguém duvida que será algo incrível. Aumento de salário, de responsabilidades, uma equipe a coordenar e a melhor parte: o sinal concreto que a empresa aposta na sua carreira. Mas será que você está preparado? Em outras palavras, você sabe o que é ser chefe?

A consultora Vicky Bloch dá a resposta com apenas uma palavra: cidadania. “Costumo dizer que liderar é um ato de cidadania”, afirma Vicky, 59 anos e 30 em gestão pessoas. “Liderar é a opção consciente de servir aos outros, sejam eles uma comunidade, um grupo de funcionários ou um conjunto de acionistas.”

Vicky alerta que liderar não é uma simples consequência de uma carreira bem-sucedida. Tornar-se um líder exige do indivíduo a opção em assumir a responsabilidade sobre pessoas, sonhos, demandas, necessidades, metas. "O desejo de liderar se confunde com o desejo de influenciar o meio e criar as condições para que todos cresçam."

O que fazer para ser um bom líder? Vicky enuncia algumas atitudes. Veja abaixo:

  • Observe e ouça_Dedique tempo para entender o outro, suas demandas e como ele pode ser estimulado a executar as tarefas da melhor forma possível. Para ser um bom líder, é preciso interessar-se de fato nos outros
  • Seja referência_Se você quer funcionários bem-humorados, não viva de mau humor. Se quer subordinados que colaborem entre si, precisa colaborar. Não é ordenando que as pessoas vão fazer o que precisa ser feito. É dando o exemplo.
  • Hora do feedback_Dar um retorno positivo ou negativo sobre o trabalho das pessoas precisa ser entendido como um ato solidário. É uma forma de contribuir para o crescimento do outro. Lembre-se: quando todos os indivíduos evoluem, o coletivo evolui também.
  • Descubra-se_Muitas vezes, a forma como as pessoas ouvem o que você fala não é exatamente como imagina. Descubra o seu perfil e a melhor forma de influenciar cada um que trabalha com você. E cuidado: não rotule as pessoas. Todos mudam ao longo do tempo. Inclusive você. Fonte:|epocanegocios.globo.com/Revista|

Exibições: 75

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço