Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

‘Automação deve estar na mão de todos os trabalhadores’

Para Mihir Shukla, CEO e fundador da Automation Anywhere, próxima década ficará marcada por uma “economia da automação”

Marcelo Gimenes Vieira*
Mihir Shukla, CEO da Automation Anywhere, no Imagine 2022. Foto: Marcelo Gimenes Vieira, IT Forum

Fundada em 2003 em San Jose, na Califórnia, primeiro com o nome Tethys Solutions, a Automation Anywhere é mais conhecida pelas soluções de RPA (sigla em inglês para automação robótica de processos). Mas, conforme os anúncios e rodas de conversa se passam durante o Imagine 2022, evento realizado essa semana em Nova Iorque*, nos EUA, percebe-se que a empresa tem uma visão de uma nova “economia da automação” da qual ela quer ser expoente.

“Automação deve ser a fundação de toda e qualquer operação de negócios. Devemos automatizar tudo o que pode ser automatizado”, disse o fundador e CEO da companhia, Mihir Shukla, durante o keynote de abertura do Imagine nessa terça (4). “Automação não pode ficar limitada a alguns trabalhadores, tem que estar na mão de todos, em toda empresa.”

Segundo o executivo, até 2030, as empresas que “dominarem a economia da automação dominarão uma era”.

Se por um lado parece um discurso bastante conveniente para um fabricante justamente de soluções de automação, por outro a companhia busca expandir as possibilidades de uso dessas ferramentas. A nova “plataforma” da AA, chamada Automation Success e anunciada também nessa terça, inclui entre outras coisas recursos que facilitam a criação de robôs (ou bots) inclusive por trabalhadores não-técnicos (AARI), com automatizações possíveis nos principais softwares de gestão de negócios (AARI for Every App).

Outra ferramenta, o New Process Discovery, usa aprendizado de máquinas para mapear e descobrir possibilidades de automação em processos já estabelecidos nas companhias. “É como um GPS automotivo”, brincou Shukla em entrevista ao IT Forum. “Nem eu na minha organização sei de tudo [em termos de processos], então é como um mapa do que pode ser melhorado.”

Outros anúncios incluem melhorias na capacidade dos bots de extrair informações de documentos e de gerenciamento de equipes em centros de excelência responsáveis por automação. Para a comunidade de usuários, uma ampliação do Automation Pathfinder Program deve fornecer estrutura de melhores práticas recomendadas e serviços especializados para quem quer trilhar uma jornada de automação corporativa.

Mercado e oportunidades

A Automation Anywhere compete em um mercado de players especializados (como Ui Path e SS&C Blue Prism) e generalistas (NICE, Microsoft, Pegasystems e até IBM e SAP). Shukla diz que seu diferencial é a plataforma anunciada em Nova Iorque, em conjunto com uma arquitetura agnóstica, oferta em qualquer nuvem e também on premisses, além da capacidade de mapeamento dos processos de negócio que podem (“ou não”) ser automatizados.

A empresa está atualmente em cerca de 90 países, inclusive América Latina – no qual o Brasil é seu maior mercado, segundo o CEO. “Vemos uma oportunidade imensa na América Latina, tendo no Brasil a maior parcela de faturamento”, ressaltou.

Parte da estratégia para crescer na região passa, segundo o CEO, por parcerias, seja de tecnologia ou de serviços e integração. Esses últimos são considerados pilares fundamentais pelo conhecimento que detém das verticais e consequentemente capacidade de “criar soluções cada vez mais profundas”.

* o editor do IT Forum viajou à Nova Iorque a convite da Automation Anywhere

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço