|
|
|
|
|
Você deve estar pensando no absurdo desta informação. Ou, ainda, que no mínimo houve um erro de redação. Ou então, que isso não passa de uma piada de muito mau gosto. Infelizmente não. Quiséramos nós estar totalmente errados.
A China já definiu: o Brasil está fadado ao fracasso no tocante à produção agrícola de alho. Aqui no país, nossos produtores nadam contra a correnteza. Ou melhor... nadam, nadam, e morrem na praia. Não, nos portos.
Não adianta o produtor brasileiro respeitar as legislações vigentes, empregar mais de 80.000 trabalhadores e produzir alimentos com qualidade. Se me permitem dizer: ainda tem muita gente em nosso país que acredita sim, que o que vem de fora é melhor. Sabe aquele comportamento ultrapassado de valorizar o que é estrangeiro em detrimento do que é seu?
Você talvez não saiba, mas com certeza, em busca de uma alimentação saudável, consome alho chinês. Uma dica: faça uma busca rápida no Google e descubra as precárias condições de produção por lá.
Um tanto quanto contraditório: o Brasil celeiro do mundo - produtor de alimentos - não produziria alho? É claro que sim. Um dos alimentos mais consumidos em nossa culinária e com maior propriedade nutricional, inclusive a renomada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, já constatou:
- Para obter sabor similar a 1 dente do alho nacional são necessários 5 dentes do alho chinês;
- O alho nacional contém 40% a mais de alicina do que o chinês, seu principal ativo composto, responsável pela maioria das propriedades farmacológicas, com propriedades antioxidantes e antibióticas, além de combater bactérias, fungos e vírus.
Então, porque um cidadão BRASILEIRO não consome alho BRASILEIRO? Porque é imposto a esse BRASILEIRO que consuma o alho CHINÊS. Por diferentes motivos: esse alho é desembaraçado nos portos brasileiros a valor abaixo do praticado em solo nacional (o que impede a concorrência com o alho brasileiro), muitas vezes os importadores não recolhem todos os impostos necessários à transação, há ainda a triangulação da mercadoria, isso tudo gera automaticamente, que o mercado da esquina opte por um produto mais barato.
E também, porque nós, produtores brasileiros, temos tecnologia, clima e investimento adequados à produção nacional, mas não nos enxergam, e porque continuam insistindo que você, consumidor, brasileiro, gere emprego na China em detrimento dos empregos no seu país, consuma alimento que não tem qualidade garantida e que continue por muitos e muitos anos sem saber de onde está vindo o alho que você consome. Afinal, isso não seria uma questão de escolha, não é?
Enquanto representantes dos produtores de alho nacional cumprimos nossa obrigação. Lutamos pelos direitos e deveres de nossos produtores. Exigimos do Ministério da Agricultura, da Receita Federal do Brasil, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais de Justiça, dos Parlamentares, medidas que visem à proteção e manutenção da cultura do alho no Brasil.
Mas por coincidência acompanhamos a cada colheita brasileira, justamente em plena comercialização, uma enxurrada de alho chinês sendo desembaraçado nos principais portos brasileiros. E ponto. As consequências da ausência do poder público ficam por aqui: nossos produtores são desestimulados a continuar suas atividades e contabilizamos a extinção de milhares de agricultores familiares.
E no fim dessa história os navios retomam seu curso a espera de uma próxima encomenda brasileira...
Ridículo, não?
Nós, produtores de alho nacional exigimos respeito.
Se você também exige respeito e se sente envergonhado com as políticas públicas adotadas pelo seu país, partilhe a verdadeira história da produção de alho mundial. Divulgue, noticie e comente o que realmente acontece por aqui.
Valorize o que se produz no Brasil. Consuma o alho roxo brasileiro.
Rafael Jorge Corsino - Engenheiro Agrônomo - Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA
Comentar
pessoal...vamos lá......
como sempre a polemica é a masma!!!!!e estende-se a todos os segmentos!!!! enquanto estamos importando até engenheiros a preço de banana!!!!qualquer 1.500,00 usd eles estão felizes, pois deslumbram algo que nao existe por lá.....conheço gerente de trading que veio da china, que hoje vive em Americana....na china ele ganhava na epoca - 12 anos atrás - 300 usd e tinha uma bicicleta como meio de transporte.....em americana mora em um dos mais caros edificios, tem 4 carros top de linha, come carne diariamente.....mas é um picaretão!!!....rs..r..rs...... na epoca, seu filho chegou em dezembro no Brasil, em fevereiro foi cursar a escola Dom Bosco......a menor nota foi 8 , em portugues!!!!!! no final do ano os pais o enviaram de volta para a china, para que continuasse a estudar na china, e depois de formado viria para o Brasil, pois teria um grande futuro!!!!!! )
agora repassando e-mail de um grande amigo brasleiro que esta trabalhando na china em uma trading brasileira!!!!! depois de quebrar no Brasil!!!!!
É surpreendente como se repete a mesma coisa sobre nosso governo, em tudo!
https://www.facebook.com/#!/pages/O-PAPA-BESOUROS/240663172622213
Erivaldo: Perdoe-me o Link mais e do livro e nao desviara atencoes:
AI ESTA A MINHA LUTA. Em quatrocentos e poucas paginas. Erivaldo esteve em Porto Alegre no dia no lancamento.
A minha parte esta feita. A minha historia esta na Republica Pureza em Ouro Preto. O livro eh uma novela bem Auto- Biografico, disponivel naLivraria Cultura.
Ainda tenho culhoes para outros engajamentos!
SdM
Não Sam. Parar por minutos e horas, não encerrar atividade.
Se todos correrem para o mesmo lado ai é que o barco afunda.
Os governantes, nossos representantes eleitos, não conhecem a nossa força. Sabe por que?
Por que nós também não conhecemos!
Esse é um mistério que nos assusta. Não estamos acostumados a pagar o preço pelos nossos atos. Por isso, também temos medo de cobrar.
Qual foi a última geração das nossas famílias que se envolveu em atos de bravura?
Na minha, meu avô, na primeira guerra mundial. Depois disso veio ao Brasil e nunca tocou no assunto.
No nosso país, algumas poucas famílias na época da ditadura. Umas fazendo o bem e outras o mal.
Para um grande movimento gerador de calor, não temos nem fogueira e nem chama, apenas uma faísca.
JOSE RAFIC: Rafic com "c". Parece ser nome Slavico. Mas eh sobrenome bonito e explico: Em Arabe, Rafik com "K" eh "confiavel", "verdadeiro". Ja o Sadik, quer dizer "amigo". Espero que o Jose Rafic, e todos os nossos companheiros, sejam SADIKS e RAFIKS e bem unidos. Sim Jose Rafic, comecamos a fazer barulho. Temos que nos unir DE FACTO. ACAO. Onde anda o nosso sindicato? A ABTT, creio, estara conosco. E os nossos Deputados casmurros, taciturnos e laconicos? Vao assumir a luta ou ficar no muro, na Zona de Conforto? Ou temos que pegar novamente o Pobre Luis Barbosa que briga desse modo ha 30 anos? DONA DILMA ( Ela esta lendo esse blog, MAS NAO ATRAVES DE "NOSSOS" DEPUTADOS) NAO SOMOS AGITADORES. ESTAMOS COM A SENHORA. ESTAMOS VEMOS QUE A SRA. ESTA TENTANDO OR GANIZAR, MORALIZAR O BRASIL. Mas o monstro eh tao grande que pode lhe engulir! Una-se a nos tambem Dona Dilma. Muito de nos aqui somos velhos militantes adultos de meia idade e uns ate se envelhecendo como eu. TEMOS QUE FAZER ALGO E EH AGORA. Termino essa com uma prece: Papai Noel. Mande um cheque para as criancinhas - e ponha o seu saco - bem grande -no meio de nossas pernas. Eh o que precisamos! SdM
IVAN: GREVE DE PATRAO E FECHAR FABRICAS. E de correr para onde da mais. E sair do Textil para a Agropecuaria, para o Petroleo, Bancos e especulacao de papeis. ELES TEM O DIREITO A ISSO. E nos a greve. Eles tem que saber que se nos mandam a merda, A MERDA VAMOS SIM: MAS LEVANDO ELES JUNTOS! SdM
BOAVENTURA: Que haja GREVE. Greve de nos homens maduros e de "cojones". Greve seria. Sem nariz plastico vermelho ou sem cara pintada. QUE HA GREVE. FAIXA CONTRA A COIRRUPCAO. TRIBUTACAO. FAIXAS PEDINDO A DEUS QUE MATE ALGUNS FILHOS DA PUTA AQUI NO BRASIL. Faixas para termos PENA DE MORTE POR CRIMES HEDIONDOS E LESA PATRIA. PARA ACABAR COM UMA GERACAO QUE SE PERDE FUMANDO CRACK, E isso que os inimigos do Brasil querem. Uma nacao como a China nos anos 1800 afundada no opio - e nos agora no crack e cocaina. Leiam a Historia. Vejam como o Chairman Mao resolveu a parada. GREVE. Gostei do apelo. Estou nela. De cara limpa, sem me esconder! SdM
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI