Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|diariodepernambuco.com.br|

Pernambuco terá a primeira escola têxtil com capacitação em fibra sintética. A PetroquímicaSuape está investindo R$ 5 milhões no centro de treinamento que vai funcionar dentro do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Por ano, a escola vai formar até mil pessoas. Haverá cursos de nível técnico, de iniciação e de qualificação profissional. Todos gratuitos.


PetroquímicaSuape vai abrir um centro de treinamento para formar mão de obra no Complexo Industrial Portuário.

A escola terá a direção e a coordenação pedagógica do Senai. Atualmente, no estado, a única escola que oferece cursos para atuação na indústria têxtil é o Senai de Paulista, que inclusive está treinando os concursados da PetroquímicaSuape. "Todos os nossos laboratórios, no entanto, são voltados para a produção com fibras naturais, como o algodão. Inclusive, tivemos que fazer algumas adaptações para qualificar esse pessoal para a Petroquímica", relata o diretor do Senai Paulista, Vicente Calazans.

Em todo o país, o cenário se repete. "As escolas que oferecem formação na área têxtil também não possuem equipamentos para a aprendizagem com a fibra natural.Por isso, essa escola têxtil que será construída em Suape será uma referência nacional", comenta Calazans. O alto investimento, aliás, deve-se aos equipamentos de última geração envolvidos nesse processo de fabricação, que estarão nos laboratórios da escola.

"Essa escola vai formar mão de obra não apenas para a Petroquímica, mas também para outras indústrias do segmento têxtil que venham a se instalar em Suape", afirma Richard Ward, diretor superintendente da empresa. A capacidade da escola é de 200 alunos. Mas, dependendo da duração dos cursos, o número de formados por ano pode chegar a 1 mil, segundo o diretor do Senai-PE, Antônio Carlos Maranhão.

A seleção dos alunos seguirá os mesmos moldes dos cursos do Senai. "Alguns alunos serão encaminhados pelas empresas e em outras turmas a seleção será feita por nós nas comunidades do entorno, como Ipojuca, Cabo e Escada", explica Vicente Calazans. Os cursos serão de iniciação profissional, qualificação e de nível técnico. Abordarão todas as etapas da cadeia têxtil: da produção do fio à confecção do produto acabado. "Mas também vamos ficar à disposição das empresas para lecionar cursos de acordo com as necessidades do segmento", afirma o diretor do Senai Paulista.

Ontem, foi celebrada a doação de um terreno de dez mil metros quadrados dentro da Zona Administrativa de Suape para construção da escola. O local fica próximo ao centro de treinamento que existe no complexo. Na mesma cerimônia, foi assinado com a Marinha a cessão de uma área de um hectare, nas proximidades do Prédio de Autoridade Portuária, para a construção da Agência da Capitania dos Portos, a primeira do estado. A agência se tornou uma necessidade devido ao aumento do número de navios e do número de empresas que atuam no setor naval em Suape. (M.F.)

Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Maria Adelina Pereira em 4 julho 2010 às 17:59
Márcio, só boas notícias para vc.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço