No setor têxtil, se interpretei corretamento os graficos que estão na reportagem, em 2003 7% do consumo vinha de importados, passando para 20% em 2010. Como a média dos salários está bem abaixo do limite superior da classe média ( e vem caindo), esta suposta " nova classe média " ressaltada pela sofisticada máquina de propaganda do governo, só vai consumir algo de algum valor endividando-se mais ainda, que é o que a chamada "classe C" está fazendo para consumir , e fará até ficar inadimplente, O pesado do consumo vem mesmo é nas lojas de artigos que vem da China. Do jeito que está , a China é imbatível nos artigos mais baratos e de menor qualidade
Importado domina aumento no consumo
DE SÃO PAULO
FOLHA
Quase 80% do crescimento no consumo de produtos industrializados ocorrido no Brasil no último trimestre de 2010 foi suprido por importações, segundo estudo do banco Credit Suisse, informa reportagem de Érica Fraga para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
A análise da instituição revela que a produção industrial doméstica tem perdido espaço para as importações em meio à crescente demanda de consumidores e empresas por bens, como máquinas, veículos e roupas.
"Enquanto a produção industrial tem desacelerado, a importação de bens industriais segue forte", diz Nilson Teixeira, economista-chefe do Credit Suisse no Brasil.
O cálculo da quantidade de bens industriais consumida no país feito pelo banco inclui tudo o que foi produzido localmente e importado. Do resultado dessa conta é descontada a parcela da produção que foi exportada e, portanto, consumida fora.
Segundo o Credit Suisse, o consumo de produtos industriais aumentou 6,9% no último trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2009.
As importações responderam por 79,2% dessa expansão. A parcela é quase o dobro da contribuição de 40% feita pela produção local. Já as exportações subtraíram 19,2% desse aumento de consumo no período
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/886675-importado-domina-aument...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI