Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Laboratório do Ipem em Londrina recebe acreditação para ensaios têxteis

Fonte:|aen.pr.gov.br|

O Laboratório Têxtil que faz parte do Complexo Metrológico do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) inaugurado em Londrina, ano passado, já pode realizar pelo menos três ensaios acreditados. Foram concedidos, esta semana, os certificados de acreditação para ensaios de gramatura de tecidos planos ou malha; de análise qualitativa e quantitativa de materiais têxteis, e de resistência a tração e alongamento de tecidos planos.

O gerente de Laboratórios, Carlos Alexandre Brero de Campos informa que as acreditações são concedidas pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e representam “o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organismo para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos”.

Com uma área construída de 1.800 metros quadrados, o Complexo Metrológico de Londrina abriga três laboratórios: um têxtil de ensaios químicos, outro também têxtil de ensaios físicos, além de um laboratório de pré-medidos.

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade. “É o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um organismo de Avaliação da Conformidade (laboratório, organismo de certificação ou organismos de inspeção), atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança”, explica Carlos Alexandre. “É uma maneira segura de identificar aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços, além de agregar valor”, completa o gerente.

A acreditação oferece vantagens para as organizações certificadas porque possibilita a tomada de decisões acertadas, diminuindo o risco da tomada de decisões com base em avaliações incorretas ou o que é pior, ter seu produto rejeitado pelo comprador que não aceita serviços não acreditados. O gerente acrescenta que “um dos aspectos mais importantes atualmente é que a acreditação garante a aceitação internacional dos produtos sem a necessidade de repetições das avaliações realizadas”.

Além disso, há vantagens também para os consumidores finais, já que inspira confiança no provedor ao garantir que o produto tem sido avaliado por um organismo independente e competente e aumenta a liberdade de escolha e fomenta um mercado livre, porém confiável.

O sistema de acreditação operado pela Cgcre/Inmetro segue diretrizes que o colocam em equivalência com os de outros organismos estrangeiros congêneres, com os quais mantém acordos de reconhecimento mútuo com os membros plenos de foros internacionais de organismos de acreditação. Com estes acordos, os resultados das avaliações, ensaios e calibrações realizados pelos organismos e laboratórios acreditados pelo Inmetro passam a ser aceitos pelos demais organismos de acreditação signatários, que, tal como o próprio Inmetro, devem ainda promover o acordo em seus próprios países, divulgando-o às autoridades reguladoras, à indústria e aos importadores

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço