Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Startups são parceiras de inovação preferidas das empresas

Segundo estudo da Softex, 88% das companhias no País já desenvolveram ações de inovação aberta.

Imagem: Shutterstock

As startups se tornaram o parceiro preferido das organizações que buscam a inovação aberta. Segundo estudo da Softex, “O Panorama da Inovação Aberta nas Empresas do Brasil”, 67% das empresas entrevistadas apontaram as startups como o principal perfil de parceiros para tais fins.

A pesquisa envolveu 63 organizações de todos os portes, mercados e regiões do país. Dos entrevistados, 42,9% deles representavam empresas de grande porte. As micro, pequenas e médias responderam por 19% cada uma.

Entre as respondentes, 88% já desenvolvem ações de open innovation, 76% vêm realizando investimentos em inovação com recursos próprios, e 62,5% possuem programa de intraempreendedorismo. Foi também identificada uma crescente participação e engajamento da alta liderança na estratégia (89,3%).

“Sabemos como é importante gerar informações qualificadas sobre esse tema. A partir dos aprendizados obtidos e compartilhados, conseguimos estabelecer estratégias e desenhos de operação voltados à inovação aberta de uma forma mais palpável e direcionada para melhor apoiar empresas, startups e ICTs”, explica Rayanny Nunes, líder de inovação da Softex.

O levantamento concluiu também que o desenvolvimento de provas de conceito é o principal modelo de relacionamento em inovação aberta com startups para 91,9% dos participantes.

Na visão dos entrevistados foi possível identificar seis tendências apontadas como as principais para inovação aberta no país nos próximos anos: o amadurecimento do corporate venture capital, a adoção da estratégia de fusões e aquisições para alavancagem de negócios, o corporate venture building como alternativa de concepção de novos negócios, maior aposta nas joint ventures e em outros tipos de colaboração entre grandes organizações; e adoção de processos internos de governança e compliance para impulsionar a inovação aberta.

https://itforum.com.br/noticias/mercado-livre-capta-r-1-bilhao-para...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço