Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A revista The Economist propõe literalmente caçar os ricos, obrigando-os a pagar pela crise causada supostamente por eles.

Não pelas medidas econômicas incompetentes adotadas desde 2000 como juro negativo do Greenspan, subsídios da casa própria baseados em dívidas imobiliárias que super endividaram a família americana, ultrapassar os limites de dívida do governo 70 vezes em 40 anos, etc. Isto nada teve a ver, foi a "ganância" dos ricos, não a incompetência dos encarregados da política fiscal e monetária do país. 

Como previ, os verdadeiros causadores desta crise iriam à caça aos culpados e prenderiam os inocentes.

Toda crise tem sete fases.

Fase 1. Não há problema na economia, diz a autoridade econômica, é tudo boato.
Fase 2. Sim, temos um problema mas tudo está sob controle.
Fase 3. O problema é grave mas medidas corretivas já foram tomadas.
Fase 4. O problema é muito grave mas as medidas emergenciais surtirão efeito.
Fase 5. Pânico geral e salve-se quem puder.
Fase 6. Comissões de inquérito e caça aos culpados.
Fase 7. Identificação e prisão dos inocentes.

Se você é um dos que acha isto justo, que de fato foram os ricos que causaram esta crise, quero lembrar alguns fatos.

1. Os ricos acionistas dos Bancos Americanos, os que montaram estes bancos falhos como Lehman Brothers, Bear Stearns, Washington Mutual, já pagaram pelos seus erros. Perderam todo o seu capital investido, ou 95%. Como manda o figurino do capitalismo democrático. Errou, pagou.

2. Os ricos que compraram os títulos do governo Grego, Português, Italiano, Espanhol, que por sinal é o lado socialista do capitalismo, já estão perdendo entre 95% a 30% do seu valor. Não deveriam ter emprestado para estes países, agora se virem.

O problema é que muitos que compraram estes títulos (80%) são outros governos, fundos de pensão estatais, cias. seguradoras obrigadas a fazê-lo por lei, que obviamente não querem perder 95% a 30% do valor. Por isto, querem socializar o prejuízo.

O capitalismo democrático é cruel por causa disto. Quem tomou uma decisão errada terá que arcar com as consequências. O capitalismo de Estado nem sempre pune os que tomaram decisões erradas.

Nenhum daqueles professores que causaram prejuízos com os seus Planos mirabolantes de combate a inflação perderam dinheiro. Pelo contrário. Hoje são ricos consultores de Bancos, donos de Bancos e Hedge Funds e colunistas de prestígio.

Agora querem culpar os ricos que não eram donos de bancos, mas de cias. de software, cias. de hardware, cias. ferroviárias, que nada tiveram com a crise de 2008, e mesmo assim perderam metade do seu capital em 2009 com a queda da Bolsa.

Serão caçados pelo Obama, pelos políticos, e obviamente pela Revista The Economist que não quer revelar os verdadeiros culpados desta crise, e prefere prender os inocentes.

Como previmos.

Fonte: http://blog.kanitz.com.br

Exibições: 109

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Osnir da Silva em 30 outubro 2011 às 22:54
Todos, menos os especuladores...
Comentário de Giovanni Sandor em 30 outubro 2011 às 20:52

Olá !

E agora quem será que vai pagar  a conta mais uma vez?

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço