Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Varejo de moda promove o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia de valor

por: Marcela Leone

varejohttp://www.alllingerie.com.br/v2/wp-content/uploads/2017/09/varejo.jpg 600w" sizes="(max-width: 600px) 100vw, 600px" />

As ações de desenvolvimento da cadeia fornecedora têxtil nacional é um dos pilares estratégicos de atuação da ABVTEX

Promotora do diálogo entre os diversos elos da cadeia produtiva, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que congrega as mais representativas redes varejistas de moda no Brasil, registra passos importantes rumo ao desenvolvimento sustentável da complexa rede de fornecimento local que envolve desde a produção de fibras, fiação, indústria têxtil, indústria de confecções até o varejo.

Ao concentrar uma agenda positiva de iniciativas, além de articular soluções conjuntas para problemas comuns, a Associação tem protagonizado inúmeras conquistas, entre elas as relativas ao Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fabricantes e seus subcontratados.

“Como elo importante da cadeia, o varejo de moda tem assumido cada vez mais o papel de articulador das melhores práticas no segmento de vestuário, calçados, bolsas, acessórios e de artigos têxteis para o lar, somando apoio a projetos que visam a evolução das cadeias de fornecimento”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Conheça algumas das iniciativas:

Programa Brasil Mais Produtivo (B+P)

O resultado da parceria firmada pela ABVTEX com o SENAI CETIQT-RJ em prol da adesão de fornecedores de vestuário do Estado do Rio de Janeiro junto ao Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do governo federal que visa auxiliar as empresas industriais a melhorar seus processos produtivos, com implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo, é bastante positivo: 40% das vagas ocupadas no setor de vestuário são de empresas participantes do Programa ABVTEX.

“Este programa coordenado pelo MDIC é uma resposta rápida ao dilema da baixa produtividade da indústria e uma oportunidade única para melhoria da competitividade. Há fornecedores que já registram resultados muito expressivos, com aumento médio de 58% de produtividade”, diz Lima.

Parceria com a OIT no setor têxtil da Cidade de São Paulo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Instituto C&A, o Instituto Lojas Renner e a Zara Brasil formalizaram em maio deste ano uma parceria para a realização de um novo projeto de promoção do trabalho decente no setor de confecção na cidade de São Paulo.

O projeto atua em três eixos: promover o treinamento em gestão de negócios para imigrantes latino-americanos proprietários de oficinas de costura (especialmente em micro e pequenas empresas); promover a conscientização dos trabalhadores imigrantes que trabalham em oficinas de costura sobre seus direitos no Brasil e formas de regularização; e reforçar a capacidade de articulação das instituições governamentais dos níveis federal, estadual e municipal para criação e implementação de políticas públicas de acolhimento do imigrante.

Programa Valor em Cadeia

O Programa Valor em Cadeia, promovido pelo Uniethos e pelo Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como principal objetivo melhorar o desempenho do negócio, o bem-estar dos funcionários e a gestão ambiental das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

“Firmamos a parceria com o Uniethos para incentivar a adesão das MPMEs de confecção que participam do Programa ABVTEX para formulação de estratégias de gestão e desenvolvimento dos negócios”, informa Lima.

Laboratório da Moda Sustentável

Em uma nova parceria firmada entre a OIT (Organização Internacional do Trabalho), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), com o apoio do Instituto C&A e a realização do Instituto Reos, foi lançado recentemente o Laboratório da Moda Sustentável – Por um setor do vestuário mais sustentável e justo, uma iniciativa multissetorial, em nível nacional, com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil.

Com um grupo de participantes com legitimidade e capacidade de influenciar a transformação do setor, a intenção é criar e prototipar iniciativas de sustentabilidade que tragam inovações para o setor de vestuário em temas relevantes, tais como: informalidade, condições de trabalho precarizado ou forçado, modelo de negócio, matérias-primas, questões ambientais, sociais e de consumo.

“Esperamos alcançar impactos positivos no mercado de moda no Brasil que reverberem pelos próximos anos. O projeto prevê resultados alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como melhores condições de vida e trabalho no setor; e consumidores mais orientados e conscientes”, ressalta Lima.

Fonte: Segs | Foto: reprodução 

http://alllingerie.com.br/varejo-de-moda-promove-o-desenvolvimento-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 98

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço