Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

De acessório de estilo a caso de polícia. Nas fotos, Chris Brown, Ellen Page e Mc Guime (Getty Images/AgNews)

São com detalhes que a gente dá aquele toque de estilo pessoal nos looks de cada dia. Uma sobreposição, um sapato diferente, uma bolsa colorida, bijuterias, e por aí vai. Algumas coisas viram até “marca registrada” – a pessoa não parece a mesma sem aquele brincão, vestido estampado ou boné. Ops, boné....

Se essa é sua marca registrada e você mora no Rio de Janeiro, seu estilo pode estar a partir de agora no alvo da lei. Semana passada foi sancionada uma lei estadual proibindo o uso de bonés, gorros e capacetes em locais como bancos, shoppings e condomínios. O objetivo, segundo o texto do projeto, é impedir que bandidos escondam o rosto em câmeras de segurança durante assaltos. Capacetes são totalmente proibidos (o que é coerente) e bonés e gorros desde que mostrem totalmente o rosto da pessoa isentam o “usuário” da multa de R$ 500,00. A abordagem deverá ser feita pelos seguranças do local – que, obviamente, se dizem “confusos” com a chamada “lei do boné”.

O boné compõe o estilo de celebridades como Chris Brown, Pete Wentz e Joel McHale (Getty Images)

Não há quem more aqui no Brasil que discorde que precisamos urgente de mais medidas de segurança. Medidas efetivas. Punir o uso de bonés e gorros me soa como um factóide, ou seja, algo que chama a atenção mas tem pouca utilidade prática (parece que no Brasil somos especialistas nisso...lembre-se que tivemos um presidente da República que proibiu o uso de biquínis nas praias em nome da moral e dos bons costumes).

Gorros, como os de Emma Roberts, Jon Bernthal e Gwen Stefani, também estão na mira da lei (Getty Images)

Não será a proibição dos bonés que vai aumentar o número de crimes solucionados no Brasil. Atualmente, só 8% dos homicídios são resolvidos pela polícia, e não deve constar em nenhum auto que o boné foi o impedimento para isso. Além disso, a aplicação da lei criará um constrangimento ao repassar a autoridade para que seguranças locais abordem pessoas com bonés e gorros. Confusão à vista!

Caberia ao Estado defender o direito de cada cidadão de se expressar através do seu figurino. Em países europeus, por exemplo, o uso de chapéus é algo incorporado ao cotidiano, ainda mais do que aqui no Brasil, onde deveríamos fazer uso do acessório até por conta da proteção solar. Se realmente a segurança fosse uma prioridade no orçamento do estado brasileiro, se as armas e drogas não estivessem compondo o “look do dia”, será que teríamos que nos preocupar com bonés? É, parece que tem alguma coisa fora da ordem..

https://br.mulher.yahoo.com/blogs/ta-na-moda/bon%C3%A9s-e-gorros-no...

Exibições: 2426

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso é um absurdo! Estão tendando tapar o sol com a peneira! Proibir o uso de bonés não vai ajudar eles a acabar com a criminalidade, na verdade se analizarmos melhor os piores bandidos do Brasil nunca colocaram um boné na cabeça.

"Sem efeito", podem dizer alguns críticos, mas é pelo menos uma tentativa.  

O não-uso de bonés não tem a intenção de facilitar a solução dos crimes, e sim de dificultar a prática dos mesmos.

Seria interessante se aqueles que fazem críticas apresentassem propostas alternativas também.

Uma "tentativa" frustrada, por algum tempo essa lei vai inibir alguns poucos crimes, mas de um modo geral, não será algo realmente efetivo. O fato é que está tudo muito errado e essa "medida preventiva" não contribui muito para a solução de crimes levando em consideração a quantidade pequena de policiais para solucinar tais infrações, dessa pequena quantidade uma menor ainda trabalha a fim de solucioná-los, já que a outra parte é comprada por pequenas quantias de dinheiro. Existe também um fator determinante, muitos desses ladrões são menores de idade, logo, a pena é cumprida dentro da Fundação Casa e o resto todos nós podemos imaginar. Justo seria nós, como cidadãos de bem, perder o direito ao uso de um acessório para prevenir crimes enquanto essa seria a função da polícia? Pagamos altissímos impostos para prevenir essa prática em todo o território nacional e não sendo o bastante ainda temos o nosso direito de livre arbítrio vedado no momento de escolher um boné seja para se proteger do sol, um gorro do frio ou por pura vaidade é uma piada. Em todo o contexto só entendo uma coisa, somos sempre os mais explorados e nos calamos. Estamos a mercê de um governo que não representa o povo brasileiro em toda a sua plenitude e mais, nos metem cabresto e nós dizemos amém.

Um ladrão chega no Posto de Gasolina...você acha mesmo que o frentista vai pedir para o mesmo tirar o capacete? Afinal, o ladrão conseguiria roubar facilmente em menos de um minuto.

O QUE MUDARIA MEU DEUS DO CÉU????

BOA TARDE

OFERTO CARTEIRAS E  CINTOS  E CHINELOS PERSONALIZADOS. EMPRESA  COM SELO  DE  QUALIDADE  TOTAL, HA 60  ANOS  NO MERCADO, COURO  TRAVEL TIPO AA.

SR. LEMOS  WATSAAP 27 9 99289087

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço