Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Todo mundo fala, todo mundo diz que gosta e muitos são simplesmente apaixonados, mas de fato nunca se conceituou ou se falou sobre sua origem. O que é essa tal de Moda? O que faz? De onde surgiu? O que gosta? O que odeia?

A moda é um fenômeno sócio-cultural, onde existe a composição do vestuário, os hábitos e estilos que refletem valores de uma sociedade. A moda refere-se ao uso passageiro da forma de vestir e caracteriza-se por mudança constante. Tal mudança é estipulada por estilistas como estações, que são referentes a clima, época e lugar.

Na origem etimológica moda possui origem no latim “modus” que significa maneira ou modo. No inglês conhecido como fashion e no francês façon que significa maneira e mode que significa tendências, estilo. O conceito de moda surgiu em 1482,na idade média por meados do final do século XV na Corte de Borgonha (França), quando houve a primeira definição descrita como “maneira coletiva de se vestir”.

frase paul poiret

A França tornou-se a grande produtora de moda no século XVII, nessa época grande parte da produção de materiais na França são para o vestuário. Nessa época a elite usava roupas muito elaboradas e cheias de tecidos e a burguesia copiava de maneira mais rústica e popular os trajes.

A moda é efêmera e descartável, porém se faz muito importante para o mundo moderno pois mobiliza a economia.

http://modaboom.wordpress.com/2014/07/14/o-que-e-essa-tal-de-moda/

Fonte Imagens: google imagens
Fonte Texto: Marketing, o glamour dos negócios da moda. Tania Lima










Exibições: 723

Responder esta

Respostas a este tópico

A moda nasce nos guetos do mundo, e prolifera instantaneamente e contamina a todos que esta em volta

A moda nasce em qualquer lugar, antigamente com as marcas, depois com os estilistas, hoje pode surgir das novelas, dos filmes, dos guetos, dos deslocados e de um inúmero movimentos e com um monte de estilos e tribos.  

Caro Romildo,

É sempre com muita curiosidade que sempre dou um jeitinho de abrir meu e-mail todos os dias pra ler seus achados, fico muito feliz de ter quem tem o carinho de todo dia nos brindar com os mais diversos assuntos sobre moda.

Sempre que oportuno procuro repassar as informações que daqui colho, para outras pessoas que como eu são apaixonadas por moda.

Quero apenas te agradecer por sua disponibilidade, que sempre me permite boas e selecionadas informações.

Muito obrigada.

Atenciosamente,

Heloiza Lima Luz

Obrigado ,Helena Lima.

Romildo - você é o cara - realmente temos que parabeniza-lo - por seu trabalho de pesquisa e informação 

obrigado 

  Obrigado , Manolo.

Eu tb adoro ler as novidades do site!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço