Custo logístico sobe e atinge patamar de lucro de empresas pelo mundo
O custo logístico brasileiro é um dos maiores do mundo e atravanca o desenvolvimento do País. A maior parte dos custos estão ligados às péssimas estradas - especialmente as federais -, à burocracia nos portos, à falta de capacidade das ferrovias e altos gastos com armazenagem.
O gasto da empresa instalada no Brasil com logística é cerca de 8% maior dos que nos principais países concorrentes. Um percentual alto, que chega a ser a margem de lucro de empresas bem administradas mundo afora.
Para piorar, pesquisa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) divulgada nesta semana indica que os custos logísticos voltaram a crescer no Brasil. A combinação desses valores consumiu 11,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 - R$ 507 bilhões - após recuar em 2010 (10,6%) e 2008 (10,9%).
Leia no site da Interface como esses custos são distribuídos e a posição do editorial de hoje do Estado de S. Paulo sobre o tema: http://interface.eng.br/noticias/ler/custo-logistico-sobe-e-atinge-...
Convidamos o leitor a deixar o seu comentário e contribuir para o debate sobre a redução dos problemas gerados por essa quase eterna ineficiência logística no Brasil.
FONTES: ESTADÃO, ILOS, GUIA MARÍTIMO E PORTOGENTE
Comentar
E ainda : Escolta simples ou armada para proteger a carga. E como temos receptadores!
companheiro romildo,
a pirâmide do mal se agiganta.
em todos os setores "a máquina" é comandada por um corrupto.
Caro Petrúcio, esse nosso Brasil corrupto não existe gestão para o bem, só para corrupção. Nisso eles PHD.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI