Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Eike da Silva, lancara, com o fez a Google, IPO de sua mineiradora de PURO, a AUX, tento-se em mente que o Au e o simbolo do ouro. Preste bem atencao como o publico sera manipulado.

O IPO (Initial Public Ofert) –  eh uma ferta Pública Inicial ( explicacao por Bencly Sewell) cuja explicacao brilhante e simplificada do sewell segue abaixo. O bom comecarmos a nos educar nesses assuntos corporativos, pois as nossas poupancas, economias e aplicacoes, queiramos ou nao, andam linkados a essas manipilacoes.

O IPO é a primeira fase de uma empresa na bolsa de valores. É uma fase onde as ações são oferecidas ao mercado por um determinado valor, e ás vezes, por um determinado tempo (por ex, 30 dias).

Uma vantagem de se comprar ações em IPO, é o fato de poder pagar menos em muitos casos. Partindo de você mesmo, se você tem confiança na empresa em que investiu, comprou as ações por L$ 10 cada por ex, por quanto você venderia essas ações? Obviamente, não por menos que L$ 10, ou sairia no prejuízo. Levando isso em consideração, podemos concluir que empresas com bom grau de confiabilidade tende a ter o valor das ações elevadas.

Considere os seguintes aspectos ao avaliar se vai investir numa empresa em IPO.

1- Total de ações da empresa: Quanto maior o número de ações, maior o número de acionistas provavelmente. Em geral, isso faz com que o mercado não aponte para uma elavação brusca no valor, porém, tem mais chance de ficar com valores estáveis.

Considere por ex que uma empresa colocou em IPO 300 mil ações a L$ 1 cada, você comprou 100 mil, e outras 2 pessoas 100 mil. Se vocês 3, não quiserem vender por menos de L$ 2 cada ação, e a empresa começar a mostrar bom resultado, provavelmente o mercado vai começar a comprar por sua ordem aberta de L$ 2… Esse é um caso em que investir na IPO pode ser muito lucrativo.

2- Total de ações em IPO. Leve em consideração que a diferença entre o total de ações da empresa e o total de ações em IPO, é o número de ações que já estão ativas na empresa. EX na OIG da Ancapex: Total Shares: 850.000 / Shares to issue publicly: 500.000… Logo, 500.000 ações foram para IPO, a OIG já funcionava com 350.000 ações, que neste caso, eram de Bencly Sewell. Ai você pergunta, o que isso tem a ver? Tem a ver, que eu poderia simplesmente ter criado a IPO, jogado todas as informações iguais, colocando no lucar de 850.000, um total de 1 milhão de ações por ex… Logo, eu teria 150.000 ações a mais. São detalhes a se ver no prospecto de uma empresa, para ver se está com o valor justo ou não.

3-Cash on hand (dinheiro em mã0) + Tangible Assets (outros ativos): O total destes, deve refletir o patrimônio atual da empresa. Veja a diferença deste valor para a diferença do valor de ações já existentens na empresa. Se uma empresa leva a bolsa 1 milhão de ações no total, 500 mil para o publico, e mostra nesse patrimonio que tem atualmente 100 mil, fica assim:

ATUAL 

Ações Atuais: 500 mil
Patrimônio Atual: 100 mil
Valor real de cada ação atual: L$ 0,20

IPO 

Valor em IPO das outras 500 mil ações: L$ 1 cada
Valor arrecadado no final da IPO (sem contar taxas): L$ 500 mil

Patrimônio total:
L$ 600 mil
Ações totais:
1 milhão:

Valor real de cada ação: L$ 0,60

Supondo que a mesma empresa tivesse 500 mil como patrimônio atual, daria:

Ações Atuais: 500 mil
Patrimônio Atual: 500 mil
Valor real de cada ação atual: L$ 1

IPO 

Valor em IPO das outras 500 mil ações: L$ 1 cada
Valor arrecadado no final da IPO (sem contar taxas): L$ 500 mil

Patrimônio total:
L$ 1 milhão
Ações totais:
1 milhão

Valor real de cada ação: L$ 1,00


 

Exibições: 146

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço