Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O OSORIO X SUBMARINO ATOMICO

Bem, a ENGESA CHEGOU ser a quinta maior fabricante de armas do Brasil...

Sim, sim, sim... O Osório. Um grande tanque!

Gostaria de dar-lhes algumas historias de velho bem informado sobre este Tanquinho tão redondinho, que amedrontou os Americanos em sua eficiência, simplicidade, velocidade e poder de fogo...

Primeiramente, esse projeto teve problemas desde a sua incipiência. Mas no final das contas o problema era o AÇO ESPECIAL DO CANHÃO do mesmo. O Benjamim Steinbruch ainda não fazia este aço especialíssimo no Brasil. Alguns "patriotas" resolveram esse problema importando este aço, disfarçado de segmentos de tubulação de sonda de petróleo - e a imaginação fértil brasileira, torneando-os, transformou esses segmentos de aço fortíssimo no CANHÃO do Osório.

O Brasil preparou dois desses tanques rapidamente, pois a informação da data da demonstração na Arábia Saudita nos foi dada de ultima hora. Os americanos estavam intrigados como o “problema do canhão” foi resolvido, e jamais facilitaria o transporte em tempo hábil dos tanques... A VARIG não quis transportá-los, alegando uma serie de tecnicalidades. Quem topou foi a AIR FRANCE, que peitou o boicote.

O pessoal da engenharia, com muito calculo na disposição dos suportes de madeira num Boing 747, finalmente acertou o “weight and balance” dos tanques no cargueiro, com a ajuda de finado Virginio R. – um Italiano corajoso do Lecce, do salto da bota da Itália, porem Brasileiro e Paulistano de coração que falava fluentemente vários idiomas, português incluso - fizeram as duas maquinas chegar à Arábia Saudita.

Os Osórios se saíram muito bem, obrigado. Num teste em condições de tempestade de areia o Abrams americano, com o turbo muito sensível, engoliu um pouco de areia e deu pane.

Dizem que foi o “Piva”, outros dizem que foi o Virgínio  R., que tiraram a foto dess reboque, mas o fato é que um dos Osórios, meteu um cabo de aço no Abrams e o rebocou para fora do areal. Essa foto SUMIU,

Quanto ao incidente  da foto, não sei se foi apócrifo ou não. Prefiro crer que não: Essa historia me foi confirmada em épocas diferentes pelos dois amigos mencionados, e isso é coisa da ENGESA.

Bem, não sou armamentista. Já disse "Adeus" a qualquer tipo de arma, pessoais inclusas. Mas se o Brasil tiver que importar armas, que as faca aqui. Mais: O equipamento de transporte da marinha que vi no complexo do Alemão durante a "pacificação" do local eh OBSOLETO e IMPRÓPRIO para aquele tipo de uso. Para tal o nosso URUTU, blindado de pneus a prova de tiro, seria o ideal. Mas isso e uma vertente distinta.

Finalmente, quanto ao SUBMARINO ATOMICO do Brasil, o projeto FOI UMA VERGONHA. Muitos homens da industria têxtil nunca foram pagos...Muitos fabricantes de estopa, etc. Foi uma "comilança" geral. Uma vergonha DONA DILMA.  O que gastaram foi pior do que os desvios de verbas no Aeroporto de Vitoria, ES. Daria para nós termos 12 submarinhos agora, sob as ondas, patrulhando as nossas costas com a grana que foi impropriamente gasta... Esse projeto já é obsoleto antes do termino do submarino. Tudo que podia dar errado deu, Sobre isso sei pouco, mas os fatos estão, na contabilidade, na cara de todos. SdM

 

PS-DONA DILMA: Uniforme camuflado de soldados eh tambem considerado um aparato militar. Esse eh nosso, "made in Industria Textil brasileira". Na proxima concorrencia desse tipo de uniforme, Dona Dilma, ponha uma provisao que ninguem forneca o pano - ou mesmo a estamparia - "Made in China". Lah sai mais baratinho Dona Dilma, mas o diabo eh que soh da emprego aos "companheiros" chineses...

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço