Consumo das famílias cresce 5,9% no primeiro trimestre deste ano, frente a 2010
SÃO PAULO - A Despesa de Consumo das Famílias apresentou aumento, no primeiro trimestre do ano, de 5,9% frente ao mesmo período de 2010. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou, nesta sexta-feira (3), o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro dos três primeiros meses de 2011. No período, em comparação com o ano passado, o PIB variou 4,2%.
De acordo com o levantamento, este é o 30º aumento consecutivo deste componente da demanda interna para esta base de comparação, sendo que o crescimento na massa salarial real, aliado ao aumento do saldo das operações de crédito para as pessoas físicas, contribuiu para o resultado.
A tabela abaixo mostra o crescimento de cada componente da demanda no PIB no primeiro trimestre deste ano, sobre o mesmo período do ano passado:
PIB a Preços de Mercado
4,2%
(*)FBCF - Formação Bruta de Capital Fixo
- representa o investimento em produção, ou seja, o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital (máquinas e equipamentos principalmente) em determinado período.
Na análise trimestral, em relação ao último trimestre de 2011, o consumo das famílias teve alta menor, de 0,6%.
Acumulado
No acumulado dos quatro últimos trimestres, a Despesa de Consumo das Famílias cresceu 6,4%, sendo, na análise da demanda, o segundo maior crescimento, atrás somente da formação bruta de capital fixo, cujo crescimento foi de 17,1%.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI