Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crise - A Fábrica de Tecidos Carlos Renaux Deu Entrada em Pedido de Concordata

CRISE
Fatre pede concordata
14/12/2011 - 11:26h
Editor: Mauro Miranda
Repórter: Francisco Carlos

A Fábrica de Tecidos Carlos Renaux (Fatre), após anunciar na semana passada a demissão de mais de 100 funcionários e a paralisação de 50% da produção, na sexta-feira (9) deu entrada na Vara Comercial do Foro da Comarca de Brusque com um pedido de concordata.

Apesar da venda de um imóvel no valor de R$ 20 milhões, a empresa não suportou a crise  têxtil e, a exemplo do que já ocorreu com as centenárias Schlösser e Buettner, obrigou-se a ajuizar uma Ação de Recuperação Judicial. Com o pedido de concordata, a empresa ganha um prazo judicial para que deixe de pagar os fornecedores e demais encargos, podendo assim se utilizar do capital de giro para novamente alavancar a receita.

Caso a empresa não consiga recuperação, será decretada falência e posterior liquidação. O presidente do Sintrafite, Aníbal Boetger, lamentou a decisão da empresa. "Mais uma vez, os colaboradores serão penalizados pela segunda vez em final de ano, sem salários, e sem perspectivas".

Apesar do pedido de concordata, o Sintrafite manteve a data de 15 de dezembro para o acerto de rescisão de contrato com os mais de 100 funcionários demitidos.

fonte:http://radiocidadeam.com.br/

Exibições: 4085

Responder esta

Respostas a este tópico


INUMERAS. Calculam-se 30-50% de nossas fabricas fecharão nos próximos 10 anos. Umas  poucas grandes indústrias permanecerão somente como um “braço de alavancagem” populista, na politica.

Quanto mais  empregados, obterão empréstimos com menor taxa de "spread" para outros setores corporativos dessa mencionadas empresas. As microempresas deverão assumir o maior papel do empreendimento textil, sobrevivendo graças à "artifícios" que as maiores e mias visadas não podem usar.

A Indústria textil foi o auge do Mascate Viajante. Ele se tornou respeitável, sedentário e “Industrial”. Uma vez com a visão financeira e observando outras oportunidades oferecidas no Brasil no setor financeiro (exemplo: Comprar e vender papeis) e em outras indústrias mais rentáveis, a Indústria Textil encolhe, e rapidamente morre.

É triste. Muito triste. Vamos nos tornar se assim continuarmos, uma nação empregadora de funcionários de Telemarketing, vendendo produtos de fora.

SdM

 

GEORGES LOUIS D. DE CASTRO disse:

QUANTAS MAIS VÃO TER QUE FECHAR, PARA QUE O GOVERNO TOME UMA PROVIDÊNCIA!!!!

É LAMENTÁVEL LER UMA NOTICIA DESSAS!!!

ESTÃO JOGANDO TRABALHADORES CAPACITADOS NA RUA!!!!ANOS E ANOS DE INVESTIMENTO NO SETOR!!!POR CULPA DE UMA POLITICA VAGABUNDA!!!!!

FAÇA ME O FAVOR!!!!

ACORDA BRASIL!!!!

 

GEORGES LOUIS

Sou funcionário desta centenaria .Ela fará em 2012 120 anos.Eu estou 36 anos.

Rogério de Modesti 

Sam de Mattos disse:

Puta merda. Quantos anos tinha essa fabrica. Onde vamos parar? SdM

 

Eh mesmo uma merda. Agora e para eles nos tirar do lodo, ou pagarao um alto preco social. Mas nao vamos sem nos espernear... Vamos lutando e gritando SdM.

 

Senhores

no mundo corporativo não existe "coitados dos operarios", o PT é o culpado, ou outras coisas que falaram aqui.

O que existe é uma total falta de politica industrial brasileira e com visão de longo prazo.

A trinta anos atras eu ouvi dois grandes empresarios da industria textil na epoca comentando que não existia saida para industria textil que tinha uma rentabilidade muito baixa e só existia um caminho, a infornalidade , que é o que impera no setor textil e ainda assim vejam como estamos em pessima situação.

Agora sinceramente acho tarde pois ja sucateamos a industria textil nacional ......

 

Sinto muito a ler esta notícia, mesmo que não sou Brasileiro amo o seu país, eu vi o site da Renaux e vejo que tem basicamente uma produção de algodão, material de qualidade, bonita e elegante collecao, como foi nesta situação ?
Em outros fóruns eu já disse muitas vezes que a indústria têxtil Brasileira tem um enorme potencial, infelizmente, permanece firme em velhas formas de gestão da "Diretoria", levando ao encerramento de empresas.
A gestão de empresas està parada em comfronto de mudanças no mercado global.
É verdade que o governo poderia fazer isto ou aquilo, mas não vai mudar as coisas.
Olhar para os erros cometidos pela indústria têxtil de outros país , fazer tesouro e buscar medidas de controlo, marketing e produção inovadora.
Depois da China, serán o Paquistão o outro país com baixos custos de produção da enfrentar, o que não  tenho visto nesses países são as produções que exigem um forte conhecimento e profissionalismo, o Brasil tem tanto e tudo de isso, só tem que acreditar em suas habilidades.
Melhores votos para o pessoal desta empresa em dificoltade.

Caro Georges, o que quero dizer exatamente é que a má administração é um dos principais motivos pelos quais empresas quebram, mas tenho que dizer que a falta de visão, teimosia, prepotência e amadorismo fazem parte desse pacote infame que contribui para isso.

Diz o ditado que "Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino", portanto como colaborador que fui dessa empresa por alguns anos, e de outras nascidas aí deste mesmo polo têxtil e nos mesmos idos dos anos 1800, estas se reinventaram apesar da politica, dos incentivos fiscais e das importações e estão prosperando à olhos vistos e com cenários de dar inveja até à alguns chineses.

Assim como você e todos os que aqui estão se manifestando, também estou entristecido especialmente com todos os colaboradores que por anos e anos a fio, se dedicaram com suas vidas para ver um fim tão triste, mas confesso, previsto há muito tempo atrás.

GEORGES LOUIS D. DE CASTRO disse:

ENTÃO TODAS AS EMPRESAS ESTÃO FECHANDO, OU QUEBRANDO EM FUNÇÃO DE MÁ ADMINISTRAÇÃO???
PODE SER O CASO DA RENAUX...MAS HOJE POSSO TE GARANTIR ,SENTINDO NA PELE DA MINHA EMPRESA, QUE TINHA 60 FUNCIONÁRIOS E HOJE TEM 20,E A MAIORIA ESTÁ ASSIM, E QUE NÃO É PROBLEMA DE ADMINISTRAÇÃO.

E SIM DE UMA POLITICA VAGABUNDA!!!ACABANDO COM O EMPREGO DE GENTE CAPACITADA NO SETOR, E DE ANOS E ANOS DE INVESTIMENTO PARA PRODUZIR NESTE PAÍS.PORQUE O GOVERNO NUNCA DEU NADA!!!SÓ TOMA!!! É VAMOS COMPRAR TUDO DA CHINA, AGORA ONDE O TRABALHADOR VAI ARRUMAR DINHEIRO PARA CONSUMIR,SÓ SE FOR DO BOLSA FAMILIA,SALARIO DESEMPREGO...ETC...

 

GEORGES LOUIS
Leandro Schlindwein disse:

Concordo que o nosso governo está acabando com a industria apenas se preocupando com bolsa sei lá o que copa entre outros, porem está empresas citados tambem tem um grave problema de administração seus fundadores devem estar se revirando nos tumulos, não fossem o funcionários os mais prejudicados eu diria já vão tarde

Pessoal.....vejam que realmente temos falhas em diversos administraçoes....mas eu particularmente considero isto coisa do passado!!!! conheço empresarios que há muito tem investido...destruiram seu proprio patrimonio objetivando reestruturação radical da empresa.....mas o grande vilão e ninguem pode negar são as importaçoes predatorias!!!!!

a estimativa na minha região, é que a industria textil seja banida em um periodo de até 5 anos!!!!! caramba...nao é apenas textil...são todos os setores e segmentos.....portanto nao podemos mais culpar administração e sim a INCOMPETENCIA DE NOSSOS GOVERNANTES!!

ja postei recentemente : NÓS TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA, MAS ESTAMOS EM 3 APENAS!!!! a posição diferenciada que todos esperam do governo somente será  dado o start QDO NÓS O FIZERMOS!!!!!NAO HÁ GOVERNO QUE AGUENTE PRESSÃO DA SOCIEDADE!!!! OU VAMOS DEIXAR ACONTECER O MESMO QUE NOS PAISES EUROPEUS????  E SAM PODE FALAR A RESPEITO DOS USA.....PRATICAMENTE NAO EXISTE MAIS INDUSTRIAL TEXTIL!!!!

adalberto

 

Muito triste sim ver uma empresa centenaria nesta situacao. Mais posso afirmar q os unicos responsaveis sao os diretores da empresa, que nao souberam achar o caminho da colisao asiatica.
Pena que os trabalhadores tenham q pagar a conta.

Verdade.



VALDECIR RESCAROLLI disse:

Com a política de importação de têxteis que o Governo tem permitido em beneficio a alguns segmentos do mercado, vamos partindo para a desindustrializacao do parque fabril. E muito triste ler uma noticia destas, principalmente conhecendo os esforços feitos nos últimos anos pela empresa com o objetivo de se manter no mercado...enquanto o setor precisa de MORFINA e ANTIBIÓTICOS, o Governo sinaliza que pretende aplicar remédio homeopático.
Sorte a todos...com esta política, iremos precisar.

E talvez cheguemos a uns 12 0u 15 e por ai morre. Nao estamos interessados (como um grupo) em lutar por nossos direitos. Nem sindicatos temos para nos amparar. Mas que adiantaria sindicato? Se nem nos mesmos estamos interessados em lutar por nos mesmos? Eu confesso, ja me cansei. O pior cego e aquele que nao quer ver. Vamos ao telemarketing, ao varejo, ou trabalhar em outro setor. Mas a industria MORRE.

adalberto oliveira martins filho disse:

Pessoal.....vejam que realmente temos falhas em diversos administraçoes....mas eu particularmente considero isto coisa do passado!!!! conheço empresarios que há muito tem investido...destruiram seu proprio patrimonio objetivando reestruturação radical da empresa.....mas o grande vilão e ninguem pode negar são as importaçoes predatorias!!!!!

a estimativa na minha região, é que a industria textil seja banida em um periodo de até 5 anos!!!!! caramba...nao é apenas textil...são todos os setores e segmentos.....portanto nao podemos mais culpar administração e sim a INCOMPETENCIA DE NOSSOS GOVERNANTES!!

ja postei recentemente : NÓS TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA, MAS ESTAMOS EM 3 APENAS!!!! a posição diferenciada que todos esperam do governo somente será  dado o start QDO NÓS O FIZERMOS!!!!!NAO HÁ GOVERNO QUE AGUENTE PRESSÃO DA SOCIEDADE!!!! OU VAMOS DEIXAR ACONTECER O MESMO QUE NOS PAISES EUROPEUS????  E SAM PODE FALAR A RESPEITO DOS USA.....PRATICAMENTE NAO EXISTE MAIS INDUSTRIAL TEXTIL!!!!

adalberto

 

Nao eh NEm a importacao da China. Eh o CONTRABANDO. E por hoje e so. Nos vemos no desemprego.

Alexander Guilherme Swierczynski disse:

Caro Georges, o que quero dizer exatamente é que a má administração é um dos principais motivos pelos quais empresas quebram, mas tenho que dizer que a falta de visão, teimosia, prepotência e amadorismo fazem parte desse pacote infame que contribui para isso.

Diz o ditado que "Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino", portanto como colaborador que fui dessa empresa por alguns anos, e de outras nascidas aí deste mesmo polo têxtil e nos mesmos idos dos anos 1800, estas se reinventaram apesar da politica, dos incentivos fiscais e das importações e estão prosperando à olhos vistos e com cenários de dar inveja até à alguns chineses.

Assim como você e todos os que aqui estão se manifestando, também estou entristecido especialmente com todos os colaboradores que por anos e anos a fio, se dedicaram com suas vidas para ver um fim tão triste, mas confesso, previsto há muito tempo atrás.

GEORGES LOUIS D. DE CASTRO disse:

ENTÃO TODAS AS EMPRESAS ESTÃO FECHANDO, OU QUEBRANDO EM FUNÇÃO DE MÁ ADMINISTRAÇÃO???
PODE SER O CASO DA RENAUX...MAS HOJE POSSO TE GARANTIR ,SENTINDO NA PELE DA MINHA EMPRESA, QUE TINHA 60 FUNCIONÁRIOS E HOJE TEM 20,E A MAIORIA ESTÁ ASSIM, E QUE NÃO É PROBLEMA DE ADMINISTRAÇÃO.

E SIM DE UMA POLITICA VAGABUNDA!!!ACABANDO COM O EMPREGO DE GENTE CAPACITADA NO SETOR, E DE ANOS E ANOS DE INVESTIMENTO PARA PRODUZIR NESTE PAÍS.PORQUE O GOVERNO NUNCA DEU NADA!!!SÓ TOMA!!! É VAMOS COMPRAR TUDO DA CHINA, AGORA ONDE O TRABALHADOR VAI ARRUMAR DINHEIRO PARA CONSUMIR,SÓ SE FOR DO BOLSA FAMILIA,SALARIO DESEMPREGO...ETC...

 

GEORGES LOUIS
Leandro Schlindwein disse:

Concordo que o nosso governo está acabando com a industria apenas se preocupando com bolsa sei lá o que copa entre outros, porem está empresas citados tambem tem um grave problema de administração seus fundadores devem estar se revirando nos tumulos, não fossem o funcionários os mais prejudicados eu diria já vão tarde

Modesti. O pecado dessa Alemoada toda foi o de ser muito honesta em pais de safados.

ROGERIO DE MODESTI disse:

Sou funcionário desta centenaria .Ela fará em 2012 120 anos.Eu estou 36 anos.

Rogério de Modesti 

Sam de Mattos disse:

Puta merda. Quantos anos tinha essa fabrica. Onde vamos parar? SdM

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço