Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Custo Social da Desindustrialização - Alfredo Bonduki

No segmento de confecção no Estado de São Paulo, verificou-se crescimento de 0,8% em março, na comparação com fevereiro. Isso significou a criação de 1.340 postos de trabalho. No entanto, no âmbito dos produtos têxteis, houve recuo de 0,8%, representando a demissão de 871 trabalhadores

Os dados do mercado de trabalho na indústria têxtil e de confecção paulista, relativos a março, divulgados pela Fiesp, corroboram informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), anunciadas pelo Ministério do Trabalho em 16 de abril: no País, foram criados 442.608 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre. Isso, contudo, representa queda de 24,1% ante o mesmo período de 2011.

Essa tendência nacional de recuo está expressa em nosso setor: no segmento de confecção no Estado de São Paulo, verificou-se crescimento de 0,8% em março, na comparação com fevereiro. Isso significou a criação de 1.340 postos de trabalho. No entanto, no âmbito dos produtos têxteis, houve recuo de 0,8%, representando a demissão de 871 trabalhadores. No trimestre, o nível de emprego cresceu apenas 0,3% nos confeccionados e caiu1,3% nos têxteis. No acumulado dos últimos 12 meses, a situação é mais preocupante, registrando-se queda de 5,1% na confecção e 7,6% nos têxteis.

É importante lembrar que São Paulo representou, em 2011, um terço da produção nacional e 40% de todos os investimentos do setor no País. E se alguém duvida de que há uma desindustrialização em curso, é prudente considerar que os números agora apresentados contrastam com a geração, em 2011, de 68 mil novos postos de trabalho em nossa atividade, segunda principal geradora de empregos na indústria de transformação.

Os números evidenciam a crescente perda de competitividade setorial, expressa nas estatísticas do Caged. As principais causas são o câmbio sobrevalorizado e os conhecidos vilões do "Custo Brasil'', principalmente os juros e impostos exagerados. Assim, são oportunas, embora ainda insuficientes, as medidas de desoneração tributária e trabalhista anunciadas pelo governo. Do mesmo modo, será muito bem-vinda a aprovação noCongresso Nacional e a sanção presidencial da emenda que reduz a 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais de produtos importados. Isso deverá pôr fim à nefasta "Guerra dos Portos".

No interior do Estado, uma das áreas mais desenvolvidas do País, os segmentos têxtil e de confecção tiveram comportamentos regionais distintos, ora contribuindo para o melhor resultado, ora para a redução dos postos de trabalho. Por exemplo, o nível de emprego no segmento da confecção cresceu 4,7% na região de Jaú, contribuindo para o resultado positivo total da indústria de transformação, que foi de 3,7%.

Na região de Matão, porém, osconfeccionados tiveram queda de 0,69%, pressionando o índice global da manufatura, que caiu 3,82%. Na região de Botucatu, os empregos no ramo têxtil tiveram queda vertiginosa: 43,79%. Assim, foram uns dos principais responsáveis pela redução de 2,48% no total regional da indústria de confecção.

A paulatina redução dos postos de trabalho na indústria têxtil e de confecção é uma preocupante síntese do que vem ocorrendo nos últimos anos com a manufatura brasileira. Como se vê, inclusive nos números do Caged, o custo social da perda de competitividade é cada vez mais elevado. Precisamos mudar essa história!

Alfredo Bonduki é presidente do Sinditêxtil-SP e engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP

Fonte:|http://www.administradores.com.br/informe-se/economia-e-financas/o-...

Exibições: 1148

Responder esta

Respostas a este tópico

Meu Amigo ! Arrumou mais um fã !!!! Esses caras nunca souberam ou viveram um chão de fábrica. Eles são os burrocratas de plantão. Sabem tudo e não sabem nada, afinal nada fazem. Vai todo mundo nivelar na quantidade de merda diaria. Bem, na verdade, o povo continua a comer merda, só que agora com direito a TV a cabo, LCD, celular 3 chips (pai de santo) , banda larga. A ignorância continua a mesma, assim como educação, saúde, segurança e morando mal ( na comunidade ). Grande abraço ao amigo de compartilhamento de penúrias.

adalberto oliveira martins filho disse:

Eu sinto que a cada dia estou progredindo......antes era apenas um pangaré...fui promovido a burro....estou com pós graduação, mestrado e os raios que os partam!!!!!me tornei um  BURRO FENOMENAL E INVEJÁVEL!!!! 

nao vejo ninguem nadando em $$$$$$!!!!! vejo empresas com a corda no pescoço,( EM TODOS OS SEGMENTOS...) DESEMPREGANDO!!!! será que estamos tendo uma falha nas comunicaçoes ?????a região de Americana está uma desgraça!!!!Santa Catarina a mesma merda, .... tem empresas em férias coletivas em pleno mes de maio!!!! será que a burrice é apenas minha???ou não querem admitir o óbvio!!!!!?????????????????

a) as importaçoes estão matando dia-a-dia as empresas

b) os empregos desaparecem dia-a-dia

c) uma grande quantidade de empresas nao conseguem pagar os impostos ( tentam se arrastar!!!) até o momento que a receita travar a nfe

d) o governo reuniu e ""tomou decisões"" em OPINIÕES dos  big merdas de empresarios ""pesados "" em nossa economia....recentemente mostrei neste blog a relaçao dos ""coitados"" e """oportunistas""""

e) etc..etc...etc...ja estou de saco cheio apresentando inumeros argumentos!!!!

 observemos parte acima deALFREDO BONDUKI 

""A paulatina redução dos postos de trabalho na indústria têxtil e de confecção é uma preocupante síntese do que vem ocorrendo nos últimos anos com a manufatura brasileira. Como se vê, inclusive nos números do Caged, o custo social da perda de competitividade é cada vez mais elevado. Precisamos mudar essa história!"""


em contra partida temos de Jonatan 


"""Eu até discuti um pouco o assunto com o Fernando Pimentel (ABIT) e acabamos num consenso de que o fenômeno presente é de PRIMARIZAÇÃO das indústrias""""

VC AINDA DIZ 

""""Na verdade, elas continuam industrias e continuam existindo, mas estão tendo a sua capacidade econômica deteriorada pela conjugação de diversos  fatores, dentre os quais a falta de inovação, a baixa adesão às melhores práticas de Governança Corporativa (muitos industriais sequer as conhece...), a ausência de uma Política Industrial por parte do Governo Federal, a situação da economia mundial, ocâmbio, a sobreposição de tributos, etc...""""" 

( CARAMBA!!!!DESCOBRIU A AMERICA!!!!)  FALTA APENAS AS IMPORTAÇOES!!!!.................

"""""Acho que há um custo social muito grande neste contexto que está sendo pago pelo povo, principalmente nos preços cobrados aos consumidores""""".

O desemprego no Brasil existe e está relativamente estável. Os estudos indicam que a taxa poderia cair se houvesse mais investimento na qualificação da mão de obra e se houvesse flexibilização nas relações de trabalho.

veja Jonatan....

a) vc e Fernando Pimentel deveriam tirar a bunda da cadeira ,entrar em uma fabrica e trabalhar...se envolver....!!! MAS VCS NAO TEM CHAO DE FABRICA!!!! como ja disse outras vezes, vcs faliriam um bordel!!!!portanto NAO SÃO HABILITADOS A OPINAR NESTE ASSUNTO!!!!DESCONHECEM O BASICO!!!!!!! ... ...DESCONHECEM TB A CAPACIDADE DOS INDUSTRIAIS BRASILEIROS E SUA INTELIGENCIA PARA CRIAR!!!!!( ALIAS PARA SEU CONHECIMENTO O BRASIL É UM DOS PAISES MAIS CRIATIVOS DO PLANETA!!!!!!!!!!)

VC E FERNANDO PIMENTEL, ....NAO SEJAM INSANOS AO AFIRMAR SOBRE A  NOSSA PRIMARIZAÇÃO!!!! VCS NAO INVESTEM PRATICAMENTE NADA!!!!!!!!!! SÃO MEROS PROTAGONISTAS de ASSOCIAÇOES QUE DEFENDEM SEUS INTERESSES PROPRIOS, SEM PENSAR NA COLETIVIDADE!!!!O BRASIL ESTÁ MORRENDO E VCS NADA FAZEM!!!!!  

POR ACASO VCS INVESTEM 8 MILHOES PARA DAR UM UP GRADE EM VOSSAS ASSOCIAÇOES???OU 3 , OU MESMO 1 MILHÃO??? CONHEÇO INUMEROS INDUSTRIAIS QUE FIZERAM ISTO....E AGORA??? ESTÃO PARADOS OU TRABALHANDO COM OSCIOCIDADE DE 50 A 60% !!!!!  E VC OU FERNANDO PIMENTEL...O QUE VCS INVESTIRAM??? N A D A !!!!!  PORTNTO NAO DIGA EM INOVAÇÃO, POIS VCS NAO TEM ESTE DIREITO!!!!

imagine este $$$$ investido em importaçoes!!!! ( este pessoal nao estaria em dificuldades!!!!e vc e Pimentel  + outros de ABIT estariam felizes, principalmente negociando com vc!!!)


outra : tem uma empresa que pediu recuperção judicial no valor de 1,5 mil.....e sabe qul o faturamento qdo trbalha com 90% da capacidade???? 900.000,00 !!!!!! somente que está a trabalhar com 30% de capacidade o que a torna inviavel , pois seu ponto de equilibrio é de 75% e seu custo é óbvio que subiu mais de 14% !!!!!

NAO NOS CHAMEM DE PRIMATAS!!!! APENAS TEMOS UM POVINHO + GOVERNO + ASSOCIAÇOES, QUE JUNTAS FAZEM A LAMBAÇA DESTE BRASIL!!!!FAZEM A MELECA!!!E QUEREM GRITAR AINDA??????ISTO É FALTA DE VERGONHA NA CARA!!! FALTA DE BOM SENSO!!!!É RIDICULO!!!

Jonatan....  vc e Pimentel, assim como governo tem méritos para se tornarem astronautas....vivem no mundo da lua literalmente!!!! todos sabem o que vivenciamos, mas nao estão preocupados.....ou realmente nao sabem o que fazer!!!!!!!!!!!!  e enquanto isto assistem de galeria a quebradeira deste país!!!!!!!!!

&%$#@XYW@#!"*&!!!!!

adalberto 19 9764 7960

CLAUDIO  estamos todos no mesmo barco!!!! mas estamos do lado de cá.....NAO DAS IMPORTAÇOES  que pelo custo SIMBOLICO dos ""negocios da china"" já fizeram muitas vitimas!!! NAO PODEMOS PERMITIR  que este Brasil se acabe tão rapidamente!!! o governo nao fará nada!!!! vamos relembrar das promessas e mais promessas cosntantes  desta corja!!!! portanto NOS TEMOS QUE FAZER ALGO!!! antes que seja tarde demais!!! nao podemos chegar a um ponto em que uma recuperação se torne impossivel!!!

Adalberto ! Tá difícil !!! Minha pequena industria de estamparia localizada ( silk screen ) está capengando, descapitalizando, acreditando que a maré vai passar. Comprei, investi, uma máquina carroussel São Roque, portuguesa, faltam 02 prestações ( graças a Deus! ), máquina essa que está sempre coberta por plástico, somente ligada a cada 15 dias pra movimentar e não emperrar.... E a gente se depara com os "grandes sábios" que postam aqui e ainda dizem que falta investimento. Ah ! Não é financiamento BNDES !!! Tenho que levantar a cabeça finalizar toda a preparação para mais uma auditoria certificadora para poder atender o pessoal da ABVTEX. Bacana, não ? Como se as industrias da China tb passassem por auditorias certificadoras como as que temos por aqui..... No final de tudo o que vale é o "precinho" chines, que ainda recebe um empurrãozão dos nossos "guvernantes".

adalberto oliveira martins filho disse:

CLAUDIO  estamos todos no mesmo barco!!!! mas estamos do lado de cá.....NAO DAS IMPORTAÇOES  que pelo custo SIMBOLICO dos ""negocios da china"" já fizeram muitas vitimas!!! NAO PODEMOS PERMITIR  que este Brasil se acabe tão rapidamente!!! o governo nao fará nada!!!! vamos relembrar das promessas e mais promessas cosntantes  desta corja!!!! portanto NOS TEMOS QUE FAZER ALGO!!! antes que seja tarde demais!!! nao podemos chegar a um ponto em que uma recuperação se torne impossivel!!!

pois é Claudio!!!! ao invés de investir em tecnologia + geração de emprego + pib.....se esquecermos a finalidade social de uma empresa, deveriamos no minimo gastar este $$$$ em importaçoes!!!! REDUZIR FUNCIONARIOS, LIVRAR-SE DO INSS E DE TODOS OS IMPOSTOS QUE PAGAMOS.......será que se todas as empresas fizessem isto , o governo aguentaria ????? ou tb quebraria???? pois até agora nós arcamos ainda com estes tributos....já os tributos de importação nao conseguem arcar com estas despesas todas!!!!! entretanto continuo a especializar-me em BURROLOGIA ....ainda serei o MASTER!!!!rs..rs...

Claudio de Almeida Lima disse:

Adalberto ! Tá difícil !!! Minha pequena industria de estamparia localizada ( silk screen ) está capengando, descapitalizando, acreditando que a maré vai passar. Comprei, investi, uma máquina carroussel São Roque, portuguesa, faltam 02 prestações ( graças a Deus! ), máquina essa que está sempre coberta por plástico, somente ligada a cada 15 dias pra movimentar e não emperrar.... E a gente se depara com os "grandes sábios" que postam aqui e ainda dizem que falta investimento. Ah ! Não é financiamento BNDES !!! Tenho que levantar a cabeça finalizar toda a preparação para mais uma auditoria certificadora para poder atender o pessoal da ABVTEX. Bacana, não ? Como se as industrias da China tb passassem por auditorias certificadoras como as que temos por aqui..... No final de tudo o que vale é o "precinho" chines, que ainda recebe um empurrãozão dos nossos "guvernantes".

adalberto oliveira martins filho disse:

CLAUDIO  estamos todos no mesmo barco!!!! mas estamos do lado de cá.....NAO DAS IMPORTAÇOES  que pelo custo SIMBOLICO dos ""negocios da china"" já fizeram muitas vitimas!!! NAO PODEMOS PERMITIR  que este Brasil se acabe tão rapidamente!!! o governo nao fará nada!!!! vamos relembrar das promessas e mais promessas cosntantes  desta corja!!!! portanto NOS TEMOS QUE FAZER ALGO!!! antes que seja tarde demais!!! nao podemos chegar a um ponto em que uma recuperação se torne impossivel!!!

Adalberto, eu só vejo vc esbravejar... Aliás, se vc consegue falar o tanto que escreve (e imagino que muito mais), vc já deve estar com problemas nas cordas vocais. Estresse não é bom para o corpo.

Então, ao invés de tanto esbravejar, porque vc não escreve o que deveria ou deve ser feito, de modo racional! 

Mas não como comentário - escreva um artigo expondo as suas idéias, as suas vastas experiências. Diga-nos como a indústria textil pode saide desta encruzilhada...

adalberto oliveira martins filho disse:

CLAUDIO  estamos todos no mesmo barco!!!! mas estamos do lado de cá.....NAO DAS IMPORTAÇOES  que pelo custo SIMBOLICO dos ""negocios da china"" já fizeram muitas vitimas!!! NAO PODEMOS PERMITIR  que este Brasil se acabe tão rapidamente!!! o governo nao fará nada!!!! vamos relembrar das promessas e mais promessas cosntantes  desta corja!!!! portanto NOS TEMOS QUE FAZER ALGO!!! antes que seja tarde demais!!! nao podemos chegar a um ponto em que uma recuperação se torne impossivel!!!

Jonatan ! Coitado do Adalberto !! Vc ainda quer que ele diga o caminho da saída ????? KKKKKKKKKKKK..... Pelo que vc diz e escreve, isso estaria mais a teu alcance e ao do Pimentel.  Pelo que vc e o cumpanheiro Pimentel  me passam, de discernimento  vcs são muito bem dotados, portanto, vcs não acham que todo mundo tá vendo a draga em que está a nossa industria, principalmente os pequenos. A parte do governo é que não ajuda, afinal, de a muito tempo se sabe que, onde o governo põe a mão é como pisada de elefante, só estraga.  É mais simples cobrar de pessoas como o caro Adalberto que dá a cara pra bater, que esperneia, o Brasil está cheio de Adalbertos, espécie em extinção. É mais facil cobrar dos Adalbertos, e enquanto isso, os "grandes sábios" filosofam sobre o que fazer e não fazer. Só filosofam.....Caro Jonatan !!! Menos, menos.... por favor !!!!

Jonatan Schmidt disse:

Adalberto, eu só vejo vc esbravejar... Aliás, se vc consegue falar o tanto que escreve (e imagino que muito mais), vc já deve estar com problemas nas cordas vocais. Estresse não é bom para o corpo.

Então, ao invés de tanto esbravejar, porque vc não escreve o que deveria ou deve ser feito, de modo racional! 

Mas não como comentário - escreva um artigo expondo as suas idéias, as suas vastas experiências. Diga-nos como a indústria textil pode saide desta encruzilhada...

adalberto oliveira martins filho disse:

CLAUDIO  estamos todos no mesmo barco!!!! mas estamos do lado de cá.....NAO DAS IMPORTAÇOES  que pelo custo SIMBOLICO dos ""negocios da china"" já fizeram muitas vitimas!!! NAO PODEMOS PERMITIR  que este Brasil se acabe tão rapidamente!!! o governo nao fará nada!!!! vamos relembrar das promessas e mais promessas cosntantes  desta corja!!!! portanto NOS TEMOS QUE FAZER ALGO!!! antes que seja tarde demais!!! nao podemos chegar a um ponto em que uma recuperação se torne impossivel!!!

CLAUDIO DE ALMEIDA LIMA.....obrigado .....vamos jogar este governo para fora?????rs..rs...estou ficando velho, mas ainda consigo brigar e muito!!!

 

JONATAN....o cérebro do ser humano é mais rápido que a expressão verbalizada em torno de 20 vezes.....eu já fui gago, e isto significa que  meu cérebro trabalha  em torno de 30 a 40 vezes mais  rápido que um cérebro normal!!!!!!! Acredito que bem diferente do seu.....e talvez de uma galinha ou mesmo de um peru....mas agradeço sua preocupação e conselho a respeito do  stress...realmente abala o corpo. Mas com criaturas como vc, abit, abvetex dentre outras .... não há quem resista a este stress...rs.rs...!!!!  

Reafirmo meu posicionamento e digo novamente ( sem querer lhe ofender em hipótese alguma...)

a)     Vc,abit,abvtex e outros,  não conhece uma fábrica....nao tem experiência e nem vivência, portanto são incapacitados para opinar!!!! Sequer sabem qual equipamento é ultrapassado!!!Simplesmente por não conhecerem absolutamente  nada tecnicamente!!!

b)    Suas experiências resume-se apenas em  “”bunda na cadeira””” ...nada mais!!!!  E politicagem barata!!!!  

c)     Portanto opinem no assunto que vcs conhecem!!!!

d)   A sua visão ( como de abit, abvetex e outros )  é totalmente NULA...., é ZERO!!!!  Você está sempre em defesa dos importados, por ser “”presidente da ABITEX “” !!!! Caramba!!! Presidente da ABITEX !!!!Caramba!!!!!que beleza!!!! Alias tem qualidades Tb para ser presidente do Brasil ou Ministro da Fazenda, do Planejamento etc..etc...se jogarmos todos e dermos descarga , no final não se sabe quem é quem!!!!

e)    vá trabalhar em uma industria privada, OU melhor , em conseqüência de seu vasto e precioso conhecimento vc tem muito a nos ensinar, pois poderá  instruir toda a  classe empresarial, já que somos   BURROS , MAL ADMINISTRADORES, INCOMPETENTES e NUNCA FIZEMOS INVESTIMENTOS( somente qdo começamos.......) E SOMOS PRIMATAS!!!!!!! Oportunamente vc Tb poderá nos ensinar o caminho das pedras para sair deste buraco!!!!!!!!!!!Vc tem a solução!!!!!( Lembre-se que eu sou PhD em burrice!!!!!....tanto é que estou lhe escrevendo....)mas por favor, é imperativo que vc  PROVE QUE IMPORTAR E GERAR EMPREGOS NA CHINA É MAIS IMPORTANTE QUE PRODUZIR E GERAR EMPREGOS NO BRASIL!!!!

        No momento que vc conseguir esta façanha, todos vão te agradecer eternamente!!! Todos lhe serão grato!!!todos lhe pagarão rios de $$$$$ !!!!Vc será idolatrado!!! Será endeusado!!!! aliás te proponho um negócio : o que achas de começar a preparar estes cursos, e eu fico com a parte de arregimentar empresas , e com 1% sobre o faturamento é obvio!!!!

Jonatan... Mandrake não existe, assim como não existe Papai Noel, Branca de Neve e os 7 anões e tão pouco coelhinho da Páscoa.

Jonatan deixe de cinismo!!!!deixe de ser cara-de-pau como Pimentel, Aguinaldo Dinis,( que são contrários apenas às confecções importadas, não se preocupando com o restante da cadeia produtiva  e mesmo com as demais segmentos das  industrias nacionais...)....bem como  mais de 95% de nossa classe política e outras entidades que existem apenas para “”sugar”” seus contribuintes!!!!!! Nada fazem exceto tirar proveito próprio.  Tudo isto não passa de falta de vergonha na cara!!!!!!!!e de pura politicagem barata!!!!

 

Adalberto

19 9764 7960

JONATAN........SIGA O LINK POSTADO POR ESTE BLOG DE ERIVALDO........E ANALISE-O!!!!!

http://textileindustry.ning.com/forum/topic/show?id=2370240%3ATopic...

Estou concluindo que a ABIT e muito abrangente. E ama associação brasileira pertinente ao tema TEXTIL EM GERAL. Além de tocar o setor produtivo a ABIT também esta vinculada a  importadores, fashion, lojistas, varejo, sacoleiros, muambeiros, especuladores, políticos, aspirante ao Senado, fetichistas e vigaristas – a TODOS que de algum modo possam a estar RELACIONADOS COM O SETOR TEXTIL. O calibre da espingarda da ABIT e grosso e usa de chumbo muito pesado, que se espalha muito.

Eu creio que o nosso objetivo e de ter uma NOVA Organização TEXTIL, relacionada ao SETOR INDUSTRIAL DO TEXTIL, a PRODUCAO, as CASA DE ENSINO (CETIC, FEI, etc.) aos FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS, etc. Enfim que represente tudo o que esteja INTIMAMENTE ligado a linha de PRODUCAO TEXTIL E DE SUA MANUTENCAO.

Só isso.

penso que o Governo Lula e o Governo Dilma sera lembrado num futuro proximo como as administrações que "quebraram" o país visto que a desindustrialização esta se generalizando em varios setores.

 

Caro Jonatan, o estresse do Adalberto é o de quem tem a grandeza de defender o patrimônio têxtil nacional, com todos os nossos problemas, erros, dificuldades, ineficiências e etc., ainda que certamente esteja fazendo mal à saúde do próprio Adalberto.

Vemos constantemente os "dedos em riste" apontando aos empresários industriais como incompetentes, retrógrados, ultrapassados e coisas do gênero. Conheço vários e não concordo com essa pecha em relação a maioria deles.

Essa história de tecelagem apontar a culpa para a fiação, confecção apontar para a tecelagem, e agora por último, o varejo apontar para a confecção, é descabida e não tem sentido. Isso tem que acabar, mesmo porque nenhum segmento hoje - e isso inclui varejo e serviços - consegue competir com os seus semelhantes em economias mais avançadas. Já citei nesse espaço o Walmart com preço 51% superior no varejo daqui em relação ao americano para um produto idêntico. É pouco 51% ? Não é pouco! É descomunal! Significa ineficiência ou incompetência total do Walmart daqui? Não significa.

Os debates são outros e incluem discutir firmemente carga tributária, encargos trabalhistas, juros, investimentos, inovação, e, principalmente, câmbio. Não há como conversar sem colocar o cãmbio na balança. Com a recente desvalorização do real, já ouço falar em aumento de produtos com forte conteúdo de fibras importadas. Então enfio o dedo na cara do importador e digo: "Você tem que conseguir maior eficiência e produtividade porque o seu preço não pode ficar maior em reais"(???). Oras, o câmbio tem que ser considerado pra cima e pra baixo. É só debruçar sobre o histórico da paridade real X dólar para saber que a troca atual, mesmo tendo oscilado, ainda é incondizente.

Se perguntar a qualquer importador ou entidade que os representa qual é o plano de geração de empregos para compensar a morte da indústria nacional certamente "ouviremos" um silêncio total. A manutenção do crescimento econômico brasileiro é responsabilidade de todos que são responsáveis, porque para os irresponsáveis tanto faz.

Enfim, apontar de "dedos" não contribui em nada para avançarmos no combate aos entraves que têm que ser removidos para que o Brasil avance sistemicamente como economia dinâmica.

E aqui vou discordar um pouco do Adalberto. Tenho admirado a coragem da presidente Dilma em enfiar a mão nos vespeiros e demonstrar com atitudes que quer encarar de frente essas nossas mazelas. Terá que ter muito apoio da sociedade em geral porque está mexendo com interesses poderosíssimos de grupos muito articulados e com grande poder de influência sobre nossos nobres parlamentares. É um "mal" da democracia. Não dá pra resolver tudo no canetaço. Só para citar, a redução de juros que realmente são totalmente incompatíveis com o estágio atual de nossa economia. Não é pra menos que certo banco internacional tem 15% de seu capital aqui mas o lucro daqui representa 30% do total e que pratica juros muito menores num país com a economia em frangalhos. Algo muito errado não?!

Bom final de semana a todos!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço