Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto de Lei de Deputado Proíbe Lançamento de Corantes em Rios

O deputado Reinaldo Alguz apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 333/2012, que proíbe o lançamento de corantes em rios, lagos, represas e demais corpos de água doce do Estado de São Paulo, e também, determina a classificação dos corantes como contaminantes ambientais.

Os corantes lançados nas águas do Estado provêm, em sua maior parte, do processo industrial de tingimento empregado pelo setor têxtil. As substâncias que se encontram nos corantes são nocivas e acarretam sérios problemas de saúde pública, pois as águas contaminadas serão destinadas para uso humano, animal ou na irrigação agrícola.

Segundo Reinaldo Alguz a legislação ambiental é omissa quanto à classificação dos corantes como contaminantes ambientais, o que também ocorre com as normas técnicas dos órgãos de controle. “Algumas das normas proíbem apenas que sejam alteradas as características da água, como por exemplo, a cor. Acontece que as indústrias, para se adequarem à legislação, adicionam cloro à água contaminada, antes de lançá-la nos rios, tornando-a transparente e 'escondendo' o corante. Mas, isso não retira a contaminação da água. Pelo contrário, sua mistura com o cloro pode resultar em substâncias ainda mais nocivas”, afirma o deputado.

Fonte:|http://www.nossalucelia.com.br/n9780.html

Exibições: 413

Responder esta

Respostas a este tópico

Eh, serao jogados em lagos! SdM

Este projeto precisa ser aprimorado, não conheço industria que usa cloro para descolorir efluentes, usa sim descolorantes que são sais orgânicos redutores que atuam sobre os corantes descolorindo, e depois com o uso dos floculantes no tratamento físico químico  acabam formando flocos que decantam e sendo precipitados formando lodo que deve descartado corretamente em aterros.

Pois no Mar Vermelho, os Egipcios e Fenicios jogaram tintura CLORADA. De azul, o mar local se tormou Vermelho. Depois, com as aguas impregnadas de pigmentacao de indigo, lancada pela Industria de tingimento Romana, vagarosamente o mar foi se retornando a ser Azul. Agora com atuacao da "civilizacao e industria moderna", o Mar Azul se tornou da cor Negro-Tiete e faz parte do complexo do Alemao, digo, do Mar Negro... Sdm (rsrsrs)

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço