Estamos precisando de ajuda no processo sobre testes de encolhimento dos 4 pontos que fazemos em cada tecido. Anexo segue a régua que usamos para fazer as demarcações no tecido e analisa-lo após ser lavado. Muitas vezes o resultado que apresenta neste encolhimento dos 4 pontos não é o mesmo apresentado após a peça costurada e pronta. Alguem teria como nos auxiliar neste processo?
Att
Alessandro
35-3529-2130
Tags:
Algumas considerações sobre encolhimento de tecidos:
O encolhimento apresentado em um teste nem sempre representa o encolhimento de toda a peça do tecido, porque alguns fatores influenciam no resultado e o encolhimento não é linear, havendo valores acima e abaixo do teste realizado:
Na fabricação do tecido:
- alteração do residual de umidade no tecido antes da sanforização
- alteração de velocidade na própria sanforizadeira por intervenção do operador
- residual de umidade no tecido após sanforização.
- tensão de enrolamento nas revisoras
- empilhamento dos rolos de tecidos em fogueira
Nas confecções:
- empilhamento dos rolos de tecidos em fogueira
- tensão de enrolamento nas revisoras (algumas confecções fazem revisão do tecido recebido) - tensão de desenrolamento na enfestadeira
Mencionei apenas os mais importantes e espero ter ajudado.
Obrigado Fernando pelas informações.
Alessandro, bom dia.
Qual seu método de secagem?
Vc está tirando os testes dos mesmos lotes de onde as peças estão sendo confeccionadas?
Bom dia Marcelo.
Quando recebemos os rolos, fazemos da seguinte forma:
1- Retiro um quadrado de 40x40 cm da ponta do rolo e fazemos 2 marcações de cada lado e fazemos uma lavagem caseira e colocamos pra secar em varal. Temos outros casos que enviamos para lavanderia industrial onde é lavado e secado em maquina industrial.
2 - Apos recebermos os testes depois de lavado e secado analisamos através da régua que enviei a foto anexo.
3 - As peças confeccionadas são retiradas da mesma peça que é feito o teste dos 4 pontos, toda remessa que recebemos são separadas por lotes.
Caro Alessandro,
No seu caso você faz o teste e por exemplo tem um resultado de 3% , Ok , mas após confeccionada a peça e lavada na lavanderia tem outro resultado ex: 5% correto?
O pré encolhimento é um processo físico e muito instável, daí variações nos testes em diversos rolos e peças.
Estes resultados dependem muito d ecomo o tecido é manipulado e dos processos a que é submetido a confecção, por exemplo: se a peça é batida em uma máquina com 20 voltas por minuto e em outra com 25 o resultado deve ser próximos mas não iguais, se você trabalha em uma máquina com 200 peças e em outra com 100 peças os resultado são próximos e não obrigatoriamente iguais ao obtido no teste de lavagem caseira e o mesmo acontece quando se seca em tambler que ainda tem a temperatura que pode variar.
Portanto para reduzir este problema você deve fazer o controle de todas as etapas, armazenagem, nos enfraldadores na mesa para corte, máquinas de costura, número de pontos por cm, empilhamento das peças ,
em fim é um trabalho longo e árduo.
Boa sorte
Obrigado Luiz pela suas informações.
Alessandro
Tivemos durante muito tempo esse problema em nossa empresa e essa dificuldade foi resolvida montando-se uma peça por inteiro , pois existe também a reação da costura . Alessandro , a peça pode ter forro de bolso falso .
Atenciosamente
Valter da Silva
Olá Alessandro.
Onde posso encontrar para comprar essa régua?
Aguardo retorno.
Grata;
Paula
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por