Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Blog de Interface Engenharia Aduaneira -- abril 2012 Arquivo (20)

Sem Guerra dos Portos, indústria têxtil teme importações

Há risco de um surto de importações de tecidos e confecções até o final deste ano, por causa da aprovação, pelo Congresso, da resolução que acaba com a chamada "guerra dos portos".

O alerta foi feito por representantes do setor têxtil em conversa com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.



A resolução anula, na prática, os incentivos fiscais concedidos por alguns…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 27 abril 2012 às 16:56 — Sem comentários

Maré Vermelha causa prejuízos incalculáveis e aumento de custos na indústria local

A fiscalização implacável da Receita Federal por meio da Operação Maré Vermelha, deflagrada em 19 de março, está colocando empresas que trabalham de forma honesta na mesma "vala comum" de contrabandistas e meliantes. A avaliação foi feita por Luiz Fernando Antonio, ex-diretor do Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do MDIC, após publicação de artigo no Portogente sobre as consequências da Operação.



Segundo ele, por mais meritório que seja o trabalho da Receita, o…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 26 abril 2012 às 16:29 — 4 Comentários

Grupos importadores afetados por protecionismo criam associações

publicado no jornal o Estado de S. Paulo em 22 de abril



A exemplo do que ocorre na indústria nacional, os importadores também estão se organizando por setor. Já existem pelo menos cinco entidades de classe setoriais que representam esse setor.



O movimento, no entanto, é reativo e geralmente essas empresas só se unem quando são incomodadas por medidas de restrição de suas atividades. Por isso, as entidades de classe de importadores surgiram nos segmentos em que…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 26 abril 2012 às 16:29 — Sem comentários

Importadores são “culpados”, até que provem o contrário

Empresários e importadores que atuam no Brasil são alvos de medida protecionista deflagrada pela Receita Federal.

Eles são “culpados”, até que provem o contrário. Isto porque a Receita está a todo o vapor, desde o último dia 19 de março, com fiscalizações contra fraude e apreensão de mercadorias por meio da Operação Maré Vermelha. O detalhe é que utilizar o despacho aduaneiro como instrumento de proteção à indústria nacional têm segurado as cargas por muito tempo após a chegada ao…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 25 abril 2012 às 11:31 — Sem comentários

(In)solúvel: de como se mata a exportação

Das exportações de nossos produtos industrializados talvez nenhum tenha a gloriosa história do café solúvel.

Sua vantagem comparativa foi construída na dura disputa de uma década com a administração dos EUA, que queriam que impuséssemos um imposto de "exportação" para proteger seus produtores.



Foi o tempo de "o que importa é exportar". A exportação garantia alta taxa de crescimento do PIB sem crises no balanço em conta corrente. Tudo isso hoje parece muito distante, mas se…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 25 abril 2012 às 11:30 — Sem comentários

Importações continuam a "desfiar" o setor têxtil

Rombo comercial cresce 24%, para US$ 1,4 bi. Para Abit, medidas são "paliativas"

O setor têxtil e de confecção brasileiro amargou déficit de US$ 1,45 bilhão no primeiro trimestre, mais 23,7% (excluída a fibra de algodão), em relação ao mesmo período de 2011. Para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), os números evidenciam a importância de fortalecer toda a cadeia têxtil, para reestabelecer a competitividade da indústria brasileira.



"É preciso…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 23 abril 2012 às 15:24 — Sem comentários

Maré Vermelha atrasa em 50% liberação de cargas

Deflagrada há um mês pela Receita Federal, esse trabalho ampliou a fiscalização de mercadorias "sensíveis ao aumento das importações com indícios de irregularidades".



O tempo para liberação das cargas aumentou em 50%, especialmente em portos e aeroportos de São Paulo.



A fiscalização da Receita Federal abrange 41 terminais de carga em aeroportos, 209 terminais portuários, 34 pontos de fronteira, 66 portos secos e sete centros logísticos aduaneiros no interior do…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 23 abril 2012 às 15:23 — Sem comentários

Classificação fiscal e sistema harmonizado

* por Felippe Alexandre Ramos Breda



Recentemente, foram editados dois atos de enorme importância às empresas industriais e importadoras, mas que afetam a todas as companhias. Trata-se da Resolução Camex 94, de 8 de dezembro de 2011, que incorporou ao ordenamento jurídico brasileiro a nova versão da NCM/TEC (Nomenclatura do Mercosul e Tarifa Externa Comum), em compasso com o Sistema Harmonizado (2012); e o Decreto 7.660/2011, que deu nova definição à Tabela de…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 19 abril 2012 às 17:04 — Sem comentários

Medidas protecionistas e a defesa pela qualidade

Dentro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) há duas correntes a respeito das medidas protecionistas que defendem a indústria nacional.

Parte dos técnicos concorda com a restrição às importações para defesa do emprego no País, mas muitos outros integrantes do Ministério vêem as atitudes tomadas pelo Governo Dilma como equívocos.



A redação do Portogente já recebeu algumas…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 18 abril 2012 às 15:45 — Sem comentários

O comércio varejista de vestuário: cenário pessimista

Na manhã de hoje, o IBGE divulgou os dados de sua pesquisa sobre o comércio varejista, com base no mês de fevereiro: redução expressiva no segmento (vestuário).

Amanhã os jornais devem repercutir o tema, porém em termos gerais, não com o foco setorial que se pretende abordar nesse informe.



Os resultados são inequívocos: há, de fato, um esfriamento na atividade econômica nacional. Neste instante, o governo está tomando medidas pontuais para tentar melhorar o resultado do PIB…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 18 abril 2012 às 15:45 — Sem comentários

Batalha contra produtos irregulares

O Boletim Informativo Interface reproduz reportagem do jornal O Globo que apresenta informações muito importantes para a comunidade que atua no comércio exterior.

O texto aborda medida do governo brasileiro que busca fiscalizar a entrada de brinquedos, autopeças e outros itens irregulares que invadem o território…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 13 abril 2012 às 17:30 — 1 Comentário

Excesso de impostos e importações ameaça indústria têxtil brasileira

Uso de trabalho escravo, desrespeito ao meio ambiente e falta de controle de qualidade são outras questões levantadas contra produtos importados da Ásia



Em um bairro de periferia, uma pequena confecção (microempresa familiar) explora o trabalho de costureiras e lucra com os produtos vendidos a grandes varejistas que, por sua vez, lucram muito mais praticando preços bastante altos para o consumidor final.



Pode ser enredo de novela brasileira, mas, infelizmente, pode…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 11 abril 2012 às 17:00 — 1 Comentário

Operações no Paraguai para o fim de exportação: considerações jurídicas de novos horizontes aos empresários brasileiros

*por Bruno Guandalini e Paulo José Zanellato Filho



INTRODUÇÃO



Os empresários brasileiros estão submetidos atualmente a um elevado custo de operação em suas atividades devido, principalmente, às obrigações fiscais e trabalhistas. Soma-se a isso o elevado preço das instalações físicas, as quais tendem a subir cada vez mais em consequência dos grandes eventos desportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016, como a Copa do Mundo de Futebol…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 10 abril 2012 às 5:00 — Sem comentários

Chega de Mercosul

*por Samir Keedi - publicado pela Aduaneiras



Temos acompanhado, ao longo dos anos, os avanços e retrocessos do Mercosul. Mais retrocessos que avanços, em nossa modesta opinião. Consideramos como retrocesso os vários e infinitos problemas que ocorrem entre Argentina e Brasil. Como todos também veem. Mas, adicionalmente, consideramos o mesmo quando não se avança e tudo permanece igual. Ficar no mesmo lugar, enquanto o tempo passa, é retroceder.



Já nos…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 10 abril 2012 às 5:00 — 2 Comentários

MDIC prorroga investigação de dumping no aço plano

A Secretaria de Comércio Exterior decidiu prorrogar por seis meses investigações sobre prática de dumping em alguns tipos de aços planos, segundo publicação da medida no Diário Oficial da União desta terça-feira.



A conclusão da investigação será prorrogada por até seis meses a partir de 18 de abril sobre possível prática de dumping em importações de laminados planos de ferro ou aço de largura igual ou superior a 600 milímetros, revestidos de zinco ou revestidos de ligas de…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 10 abril 2012 às 5:00 — 1 Comentário

Camex modifica norma para pleito de ex-tarifário

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) definiu os novos requisitos e procedimentos para redução da alíquota do Imposto de Importação de bens de capital, de informática e de telecomunicações, bem como de suas partes, peças e componentes, sem produção nacional equivalente, assinalados na Tarifa Externa Comum (TEC) como BK ou BIT, a ser concedida na condição de ex-tarifário.



De acordo com a Resolução Camex nº 17, publicada no Diário Oficial da União do último dia 5 de abril, a redução…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 9 abril 2012 às 17:39 — Sem comentários

Entre o velho protecionismo e a valorização cambial

Algo parece estar fora da lógica nos objetivos que o Brasil está perseguindo na Organização Mundial do Comércio (OMC) e em suas reuniões com os Brics, grupo que reúne os maiores países emergentes.



Apesar do ranger de dentes dos países desenvolvidos, a diplomacia brasileira arrancou uma reunião da OMC para discutir desalinhamentos cambiais, tendo em vista seu objetivo: em português claro, obter uma licença temporária para levantar barreiras protecionistas em caso de fortes…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 9 abril 2012 às 17:24 — 1 Comentário

Desprotecionismo e Desindustrialização

* por Luiz Carlos Bresser-Pereira - publicado no Valor Econômico



O Brasil vem se desindustrializando prematuramente desde 1980, primeiro, devido à crise da dívida externa e à alta inflação; depois, a partir de 1990, com a abertura comercial e financeira. Estas, além de permitir entradas de capital que apenas apreciavam o câmbio e aumentavam o consumo, implicaram na eliminação do imposto sobre exportações que existia implícito no sistema cambial e tarifário.



O Brasil…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 9 abril 2012 às 17:00 — 3 Comentários

Inmetro vai examinar produtos importados na fronteira e barrar itens fora das normas

O governo prepara uma nova arma para prevenir a entrada no país de produtos de baixa qualidade, sobretudo de origem chinesa e de outros países asiáticos. Um pente-fino em mercadorias certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) será feito nas fronteiras, e qualquer produto considerado fora das normas de segurança e de qualidade será impedido de entrar no Brasil. A ação inédita, com início previsto para o segundo trimestre deste ano, tem por objetivo…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 3 abril 2012 às 17:36 — Sem comentários

Comissão aprova isenção tributária para peças de máquinas usadas em portos

A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Projeto de Lei 2128/11, do deputado Alberto Mourão (PSDB-SP), que concede isenção tributária para a aquisição ou importação de peças de reposição de máquinas utilizadas em portos, quando as peças tiverem valor inferior a 20% do equipamento a que se destinam.

 

A proposta altera a Lei 11.033/04, que institui o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto). Pela legislação atual, somente…

Continuar

Adicionado por Interface Engenharia Aduaneira em 3 abril 2012 às 17:35 — Sem comentários

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço